TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Empreendedorismo

Por:   •  15/10/2018  •  Artigo  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 11

HUGO RAFAEL COUTINHO BUENO

EMPREENDEDORISMO

MARINGÁ

2018

HUGO RAFAEL COUTINHO BUENO

EMPREENDEDORISMO

MARINGÁ

2018

SUMÁRIO

RESUMO 3

1. INTRODUÇÃO 4

2. EMPREENDEDORISMO 4

2.2 O IDENTIFICADOR DE OPORTUNIDADES 5

2.2 EMPREENDEDORISMO E SUAS FORMAS 6

2.2.1 Empreendedorismo Corporativo 7

2.2.2 Empreendedorismo Social 7

2.2.3 Empreendedorismo tecnológico de startup 8

2.3 O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL 8

3. CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo realizar uma explanação sobre o tema do empreendedorismo. Buscou-se em diferentes estudos sobre os conceitos, definições e compreensões do tema. Trata-se exclusivamente de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados referem-se as discussões sobre os conceitos de empreendedorismo, os tipos de empreendedores, as características dos empreendedores, além de uma visão geral no Brasil sobre o mesmo. O presente estudo contribuiu para a construção de referencial teórico sobre o tema em questão.

Palavras chave: Empreendedorismo, empreendedores, pesquisa, conceitos.

1. INTRODUÇÃO

O que segue trata de informações sobre o tema do empreendedorismo, abordando a origem da terminologia e conceitos do empreendedorismo. São abordadas, ainda, as características gerais de um empreendedor conforme o ponto de vista de diferentes autores sobre o tema, seus pontos positivos e negativos, que tornam estas as razões pela qual agem os empreendedores. São levantados aqui os tipos de empreendedorismo, apresentando um pouco do que há em solo nacional quanto ao tema em questão.

2. EMPREENDEDORISMO

Originário do verbo “empreender”, o termo empreendedorismo (do inglês entrepreneurship), de acordo com o Dicionário Priberam, em sua versão online, tem sua definição: “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração”. O termo empreender (do inglês entrepreneur) é definida, segundo Dolabela (2006) como a mutação de ideias para oportunidades. O empreender é um conceito que, devido ao nível de competitividade dos mercados atuais, é tratado como decisivo, seja no âmbito empresarial, seja no âmbito social. Desde os primórdios das sociedades capitalistas há a presença marcante do empreendedorismo. Dornelas (2014) menciona que as primeiras definições deste podem ser conferidas a Marco Polo. Para Chiavenato (2012) o surgimento do empreendedorismo está ligado aos estudos da economia datados do século XIX, que mencionavam a capacidade inovadora que pode impulsionar a economia. O primeiro a identificar o termo na literatura econômica e associá-lo aos negócios, na 1ª metade da década de 1700, foi o investidor irlandês Richard Cantillon, que denominou entrepreneurship o indivíduo inovador, aquele que assume ou corre riscos.

Quando relacionado com a criação de um novo negócio, pode ser definido como o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. A perfeita implementação dessas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso. “O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e renda per capita; envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade” (Hisrich & Peters, 2004, p. 33)

Não existe, contudo, um modo de dizer que o empreendedorismo é uma disciplina, um meio já consolidado. Devido as constantes mudanças do mercado econômico, seja por influência populacional, geopolítica ou tecnológica, devemos entende-lo como um campo de estudo, não havendo uma teoria absoluta para o mesmo. Há interpretações diferentes mesmo entre os autores do tema. Segundo Dolabela (2006), o empreendedorismo corresponde a um o processo de transformar sonhos em realidade e em riqueza, enquanto que os estudos de Joseph Schumpeter (1988), dizem que diz que o empreendedorismo é um processo de ‘‘destruição criativa’’, através da qual produtos ou métodos de produção existentes são destruídos e substituídos por novos.

De modo geral, podemos dizer que o empreendedorismo é o processo dinâmico de criar mais riqueza, criada por indivíduos que assumem os principais riscos em termos de patrimônio, tempo e/ou comprometimento com a carreira ou que proveem valor para algum produto ou serviço.

2.2 O IDENTIFICADOR DE OPORTUNIDADES

Segundo Dornelas (2008) empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: a) iniciativa para criação de um novo negócio e ter paixão pelo que faz; b) utilização criativa de recursos disponíveis, de modo a transformar o meio social e econômico em que está inserido; e c) assume riscos calculados, juntos destes a possibilidade de um fracasso. A visão que um empreendedor possui é diferenciada para com o mundo ao redor. Sempre há uma “inquietação”, que pode surgir através de uma necessidade, ou observada como oportunidade. O empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, indivíduo curioso e atento às informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

Um empreendedor possui características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com