TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIO PARA A ÁREA DE PRODUÇÃO

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

ATIVIDADE SUPERVISIONADA:” RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE FINCIONÁIO PARA A ÁREA DE PRODUÇÃO”

2013

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

ATIVIDADE SUPERVISIONADA: “RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIO PARA A ÁREA DE PRUDUÇÃO.

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso técnico em Administração do Instituto Federal do Paraná como requisito parcial de avaliação nas disciplinas de Práticas de Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos,contabilidade empresarial.

Professores:

Rosenete Albino e Cézar Augusto S. Gonçalves

Márcia Valéria Paixão e Edson Becker

Élcio Martens e Ciro Bachtold

2013


Recrutamento e seleção de funcionário para a área de produção

  1. A princípio estima-se 4 (quatro) pessoas para a área de produção. Como se dará esse recrutamento e seleção? Inicie com os conceitos e depois com as tecnicas.

Para a área de produção na empresa Daora,serão necessário contratar 4 pessoas que são   Gerente de produção, Técnico em contabilidade empresarial, Auxiliar de produção, Vendedora e auxiliar administrativo .

O recrutamento é um processo de procurar empregados. Essa procura se faz com base nas requisições de pessoal emitidas pelo pessoal de linha, levando em conta os requisitos ou critérios de seleção adotados pela empresa e que constam das políticas de pessoal. O recrutamento constitui no elo entre a empresa e o mercado de trabalho. Um recrutamento deficiente ou inadequado traz prejuízos à empresa, entre os quais se destacam: alto índice de giro pessoal; aumento substancial dos custos de recrutamento; ambiente de trabalho compreendido com funcionários pouco qualificados para o pleno exercício de suas funções.

CONCEITO DE SELEÇÃO: A seleção pode ser simplificada como sendo a escolha do candidato mais adequado ao cargo existente na organização, assim podemos dizer é a escolha do homem certo para o cargo certo.

CONCEITO DE RECRUTAMENTO: Este corresponde às atividades desempenhadas na empresa para atrair candidatos para seu processo seletivo. Desta forma o recrutamento é o trabalho de divulgação das vagas de emprego existentes na organização, visando obter o maior número de candidatos para suprir seu processo seletivo.

O recrutamento e seleção visam sanar as necessidades da organização quanto à pessoal no presente e futuro. Esse processo faz-se de extrema importância para as empresas, pois nele o candidato às vagas dentro da organização expõe seus conhecimentos e demonstram os valores que podem agregar como funcionário da mesma. Enfim torna-se de grande valia que haja um gestor de recursos humanos para articular o processo de recrutamento e seleção de pessoal, visando organizar e gerenciar de maneira eficaz tal prática dentro da empresa.

Descrição do cargo: Gerente de produção
Responsabilidades do cargo: O gerente ficará responsável por controlar toda a linha de produção, bem como o setor de qualidade e o departamento de estoque.

Descrição do cargo: Técnico em contabilidade empresarial

Responsabilidade do cargo: Atuar no setor contábil, na execução de balanço, demonstração de resultados, balancetes entre outras atividades.

Descrição do cargo: Auxiliar de produção.

Responsabilidade do cargo: responsável auxiliar da produção

Descrição do cargo: Vendedora e auxiliar administrativo

Responsabilidade do cargo: Responsável pela venda direta com clientes da empresa através das rotas definidas e fechamento de vendas

Fontes de recrutamento á vagas de Gerente de produção, Técnico em contabilidade empresarial, Auxiliar de produção, Vendedora e auxiliar administrativo

TÉCNICAS DE SELEÇÃO

Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar a predição do bom desempenho futuro do colaborador no cargo Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato.

Entrevista de Seleção

A entrevista é um procedimento predito do rendimento do candidato na função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado.

O tipo de entrevista usada pela empresa Daora é Entrevista padronizada quanto às questões. Neste tipo de entrevistas, as questões são também pré-elaboradas, mas a resposta a ela é aberta. O entrevistador tem uma lista das questões a serem perguntadas com o objetivo de recolher informação sobre o entrevistado, sendo que este responde livremente. Constitui a técnica de seleção mais utilizada, na verdade a entrevista tem inúmeras aplicações nas organizações. E um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra.

Provas de conhecimentos ou de capacidades

São instrumentos para avaliar o nível de conhecimentos gerais e específicos dos candidatos exigidos pelo cargo a ser preenchido. Procura medir o grau de conhecimento profissional e técnico, como noções de Informática, contabilidade, redação, inglesa e etc.

Testes Psicológicos

Constitui uma medida objetiva de uma mostra do comportamento no que se refere esforço da pessoa. São utilizadas como uma medida de desempenho e se baseiam em amostra estatísticas de comprovação, sendo aplicadas sob condições padronizada.

Testes de Personalidade

É uma integração de traços pessoais, uma mistura um todo organizado. As características são identificadas como traços de personalidade e distinguem a pessoa das demais. Os testes de personalidade são denominados psico-diagnósticos quando revelam traços gerais de personalidade em síntese global.

Técnicas de Simulação

Deixam o tratamento individual e isolado para centrar-se no tratamento em grupos. São essencialmente técnicas de dinâmica de grupo, abriram um campo interessante para o processo seletivo. A simulação promove retroação e permite o autoconhecimento, devem ser conduzidos por psicólogos ou especialistas no assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (805.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com