TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECURSO HUMANO

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ALFREDO NASSER

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Sheyla de Souza Cruz Silva

Tiago Fernandes de Almeida

Kelly Greicy Silva Lopes do Carmo

Vitor Andre da Silva Junior

Larissa Aparecida Inocêncio

Maria Jose

ADMINISTRAÇÃO QUE APRENDE

APARECIDA DE GOIÂNIA – GO

2015

Sheyla de Souza Cruz Silva

Tiago Fernandes de Almeida

Kelly Greicy Silva Lopes do Carmo

Vitor Andre da Silva Junior

Larissa Aparecida Inocêncio

Maria Jose

ADMINISTRAÇAO QUE APRENDE

Trabalho apresentado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da Faculdade Alfredo Nasser, à disciplina de Recursos Humanos II do curdo de administração, sob a orientação da professora, Ângela como parte dos requisitos da avaliação da P1

APARECIDA DE GOIÂNIA – GO

2015

INTRODUÇÃO


ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE A APRENDER

A aprendizagem organizacional torna-se cada vez mais a competência central para que as organizações partam para uma plataforma mais alta de sucesso competitivo. A ela estão atribuídas oportunidades para enfrentar as novas tendências do mercado, como nível crescente de globalização, volatilidade elevada, hipercompetição, mudanças geográficas e explosão do conhecimento. A nova ordem é : ´ a organização precisa proporcionar o aprendizado....´ Mas como fazer isso.

Foi Peter Senger que iniciou uma discussão sobre aprendizado em empresas de um ponto de vista diferente: a organização que aprende. Essas organizações teriam uma competência diferenciada para enfrentar novos desafios e mudanças isso porque possuiriam profissionais que ampliam continuamente a capacidade de criar resultados verdadeiramente desejáveis, tornando-se um lugar onde se fomentam novos padrões de pensamento abrangentes, onde se liberta a aspiração difícil construir uma organização que aprende...e é. Dentre as cinco disciplinas de Peter Senger:

*Sistema de Pensamento – todos os empregados devem compreender como a empresa realmente funciona.

*Visão Compartilhada – a empresa deve desenvolver um propósito e um comprometimento comum.

*Desafios dos Modelos Mentais – as pessoas que esta enraizadas com os velhos paradigmas e não compreendem isso.

*Equipe de Aprendizagem – visão conjunta em vez das metas individuais.

*Maestria Pessoal – os empregados conhecem o trabalho elas envolvem com o trabalho.

A partir desse cenário, muitos gestores de empresas partem do principio de que existe uma formula para transformar sua empresa em uma organização que aprende e tendem a normatizar e descrever o que seus colaboradores devem fazer para, enfim, aprender. Muitos consultores e consultorias, alias, ostentam em suas prateleiras soluções mágicas para a aprendizagem organizacional e as vendem para empresas sedentas e iludas por uma competência em pílulas.

Aprender é assim tão burocrático.. nas empresas percebam cada vez mais que aprender depende muito pouco de um treinamento pontual do colaborador, aprender é algo inseparável das pessoais e esta incrustado na interação entre indivíduos , nos recursos físicos, nos bancos de dados, na inovação, nas melhorias continuas, na cultura. É preciso sim, destacar a pluralidade de situações de aprendizagem que o ambiente de trabalho proporciona, sugerindo uma unidade de tempo e de lugar entre a formação e o exercício do trabalho.

Assim, se aprender esta no nosso dia a dia, aprender nas empresas também esta. Existe uma grande diferença entre aprendizagem NA empresa e aprendizagem DA empresa, para Gavim , para que a empresa se torne uma organização que aprende, são necessários três Ms.

*Meaning(significado) para construir uma organização que aprende é preciso desenvolver uma definição plausível e bem fundamentada aos indivíduos sobre a organização, que seja conversível em ação e de fácil compreensão.

*Management(gestão) para construir uma organização que aprende é preciso orientação clara sobre aspectos práticos, envolvendo recomendações operacionais da rotinas da empresa.

*Measurement(mensuração) para construir uma organização que aprende é preciso ferramentas para avaliar a velocidade e os níveis de aprendizado, de modo a assegurar a conquista de ganhos efetivos.

CARACTERISICAS ESSENCIAIS DE UMA ORGANIZAÇAO QUE APRENDE

Todo aprendizado requer dedicação, atenção e companheirismo, pois o processo de aprendizado dificulta o entendimento se não houver grupos integrados. Dessa forma, o aprendizado organizacional se da primeiramente pelo individuo, pela sua busca incessante ao conhecimento e disposição de obter e compartilhar, tendo uma visão de equipe, com bons subsídios visando gerar uma organização que aprende.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com