TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO MRP I e MRP II

Por:   •  2/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

RELATÓRIO

MRP I e MRP II

Fortaleza - CE

Abril/2015

EQUIPE:

JONATHAN WILLIAME

JESSICA DAYANE

MEIRYENE RODIGUES

IDEL CASTRO

KASSIA SILVA

MRP (Materials Requirement Planning)

[pic 2]

Fortaleza – CE

Abril/2015

MRP (Materials Requirement Planning)

Resumo

Neste trabalho iremos abordar todos os assuntos pertinentes ao MRP I e ao MRP II, de início buscaremos de todas as formas aprofundar bem este assunto visando responder todas as dúvidas do leitor, falaremos da sua importância para as empresas no modo em geral, citaremos as vantagens e desvantagens de ambos MRPs, as diferenças entre eles, de suas aplicações no ambiente empresarial, ou seja, como pode ser aplicado por meio de exemplos, de suas características seus objetivos e benefícios que os mesmos estão proporcionando para melhorar a gestão das empresas tornando-as mais eficientes  e competitivas no mercado atual como se deu origem a este sistema e entre outras series de fatores importantes relativos ao MRP. Analisaremos também como o MRP constitui um fator determinante para a redução dos custos de uma organização que ao mesmo tempo busca também uma maior redução dos estoques, maiores produtividades maximizando assim o lucro que é o mais importante para a sua sobrevivência no cenário atual e suas respectivas relações com a logística, como ele pode ser capaz de suprir a demanda de uma organização de como as empresas por meio deste sistema tem se comportado as mudanças devido as exigências dos consumidores.      

Introdução

A gestão de uma empresa com relação ao estoque necessita de um equilíbrio em todos os âmbitos da organização, visando uma maior eficiência na desenvoltura de seus materiais, produzindo tudo aquilo que é demandado de forma necessária suprindo as necessidades do cliente no momento certo mostrando maior eficiência na produção e eficácia na entrega do produto, evitando assim desperdícios e atrasos na entrega, passando ao consumidor maior satisfação, confiança e credibilidade ao mercado. Manter sempre a monitoração do estoque é essencial para que a empresa consiga distinguir os processos a ser realizada no momento ideal, a administração dos estoques é que poderá determinar o sucesso ou fracasso de uma organização. A cada instante o mercado vem se tornando cada vez mais competitivo e isso não é nenhuma novidade, portanto necessita-se de uma maior observação e acompanhamento do processo evolutivo do estoque de uma determinada organização. Atualmente como podemos analisar é que um dos fatores mais importantes para uma empresa ser bem sucedida é de suma importância que ela possua um bom planejamento em todas as áreas de negocio, e isso não é mais segredo para ninguém. Tendo em vista que no planejamento a missão da empresa, e a partir dela desenvolver planos de ações e atividades especificas.

A tecnologia nos últimos tempos tem se transformado numa arma importante para ajudar as empresas a sanar suas despeças e a melhorar suas atividades, ao longo do tempo foram surgindo diversos sistemas que cumpram a função que é de armazenagem de informações tais como cálculos de dados de produção e pedidos que visa facilitar a vida das organizações, e dentre elas temos como principal exemplo o MRP que pode ser chamado de Planejamento das Necessidades de Materiais. O MRP apesar de ser considerado um sistema importante para o presente teve inicio nos anos 60 onde por que fosse limitado em algumas instancias já permitia a empresas daquela época calcular a quantidade necessária de matéria-prima para a produção de seus produtos. Em meio ao seu desenvolvimento o MRP passou a ser chamado de MRP II devido a sua evolução, obtendo maiores funções possibilitando até as empresas a ampliarem os acompanhamentos dos registros, assim como também as atividades. O MRP tem como característica calcular todas as informações que são fornecidas a ele, tornando-o assim um sistema de demanda dependente.

Objetivos Gerais

Instrumento de planejamento permite o planejamento de compras, como já visto, de contratações ou demissões de pessoal, necessidades de capital de giro, necessidades de equipamentos e demais insumos produtivos. Simulação. Situações de diferentes cenários de demanda podem ser simuladas e ter seus efeitos analisados. É um excelente instrumento para a tomada de decisões gerenciais. Custos. Como o MRP baseia-se na "explosão" dos produtos, levando ao conhecimento detalhado de todos os seus componentes, e, no caso do MRP II, de todos os demais insumos necessários à fabricação, fica fácil o cálculo detalhado voltado justamente para o custeio dos produtos. Reduz a influência dos sistemas informais. Com a implantação do MRP, deixam de existir os sistemas informais, muitos usuais nas fábricas ainda hoje. Nesses sistemas a informação sobre um determinado produto por vezes fica armazenada "na cabeça de Fulano". Diminuir custos de estocagem e movimentação.·Tempo de vida e controle de validade em casos de produtos perecíveis. Além disto, o produto pode sofrer alterações de modelo, por exemplo.  Atendimento ao cliente. Diminuir a improdutividade. A produtividade pode ser atingida e afetada por falta de materiais, tempo de preparação, quebra de máquina, hora extra, variação na equipe, etc.  Previsibilidade, incluindo a manutenção dos equipamentos, a previsão de compras e produção. Capacidade da instalação para o atendimento, ou seja, a capacidade de atendimento ao cliente. Diminuir o custo de materiais e transporte.  Diminuição do custo de obtenção. 

CONCEITOS DE MRPI E MRP II

Como conceitos básicos pode-se dizer que o MRP tem como objetivo definir as quantidades e momentos em que cada item deve ser produzido ou comprado, a fim de atender o planejamento da produção, e para isso ressalta que as estruturas de produto devem estar perfeitamente definidas assim como os tempos de obtenção ou fabricação, além das informações sobre inventários que deve ser a mais acurada possível. O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.  Atualmente um conceito mais amplo do MRP e que leva a mesma lógica é o MRPII (manufaturing resources planning), que além das quantidades e momentos de aquisição ou fabricação de cada item, são calculados e planejados os recursos a serem utilizados, como a capacidade de máquina, os recursos humanos necessários, os recursos financeiros. Esses sistemas são módulos de pacotes de software de sistemas de informação que auxiliam na tomada de decisão gerencial, mais conhecidos como ERP. Os ERPs são pacotes padronizados e geralmente provenientes de empresas estrangeiras. Alguns nomes comerciais de sistemas de informações mais conhecidos são; SAP/R-3, BAAN4, Oracle Applications, BPCS, Peoplesoft, e MFG/Pro. Além do custo elevado de implementação e do próprio pacote em si, a forma como é padronizado muitas vezes não correspondem com a real necessidade da empresa. O não atendimento das necessidades por estes pacotes faz com que as empresas optem pela customização que encarece ainda mais o sistema, ou pelo próprio desenvolvimento de sistemas paralelos que descaracteriza o modelo de integração dos sistemas. Outro complicador no processo de implementação de um sistema, principalmente nos que se refere a planejamento, é que nem sempre o usuário está preparado ou possui conhecimento da dinâmica e do conceito utilizado no software, fazendo com que uma poderosa ferramenta de planejamento e tomada de decisões, seja utilizada apenas como uma simples listagem de estoque. O MRP realiza cálculos por meio da projeção de inventários em função do planejamento da produção. Um dos pontos importantes é o tempo de resposta do sistema, qualquer replanejamento que venha a ser necessário é facilmente visualizado os seus impactos nos inventários, mostrando a viabilidade de tal replanejamento assim como as alterações que serão necessárias para atender osobjetivos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (264.3 Kb)   docx (92.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com