TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO COOPERATIVISMO NO BRASIL

Por:   •  22/8/2021  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO COOPERATIVISMO NO BRASIL

  O cooperativismo de crédito chegou no Brasil em meados de 1902, se instalando principalmente na região Sul e Sudeste do país. Possui 5 grandes blocos que 3 seriam os sistemas Sicredi, Sicoob, Unicred, e os outros 2 são de cooperativas independentes e de economia solidária.

  É impressionante o quanto as cooperativas aumentaram do início aos anos 80 a 2006, triplicaram a sua quantidade, aumentando assim seus associados, patrimônio, depósitos e geração de empregos.

  O ideal do cooperativismo é a cooperação e justiça financeira social em prol do desenvolvimento da comunidade, e as cooperativas criam diversas formas de cooperar com a sociedade. Um projeto bacana da Sicredi é “A união faz a vida”, o qual se desenvolve em parceria com entidades e universidades locais e regionais, no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso promovendo a cultura da cooperação e valorização das pessoas.

  Esse projeto ganhou notoriedade e foi premiado, gerando impacto na vida de milhares de pessoas. Não só esse, mas diversos projetos são promovidos pelas cooperativas e geram transformação na vida das pessoas e na sociedade.

   Outro ponto crucial é que as cooperativas trazem numerosos benefícios para os associados, entre estes estão as menores taxas do mercado. Os produtos mais comercializados na cooperativa são: cheque especial, cartão de crédito e crédito pessoal. Em comparação entre as taxas de um banco comercial e de uma cooperativa é expressiva a diferença, mostrando assim que vale a pena se tornar um associado e aproveitar uma taxa menor.

  O cooperativismo é uma filosofia de vida, e vale a pena mergulhar nesse ideal. Visto que gera desenvolvimento econômico e social na comunidade, transformando tanto as pessoas quanto a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (311.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com