TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RETORNO À SALA DE AULA

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

O Retorno à sala de aula

Recomeçar ou não recomeçar, eis a questão! A vida e feita de decisões, ações, atitudes, frustrações, recomeços. Por que não voltar onde paramos e retomar os objetivos? Porque não voltar à sala de aula? Este ensaio tem a pretensão de mostrar que retomar os estudos depois de adulto é um ato de coragem.

No nosso país crianças e jovens tem um padrão de faixa etária de idade para estar alfabetizado. A ação de sentar em uma carteira de sala de aula para muitos é como tivesse ganhando na loteria, além de ser uma atitude de desafio. Muitos jovens e adultos no nosso Brasil têm que interromper os seus estudos ou até mesmo nem tem como começar, porque tem que trabalhar para ajudar a família ou não tem nenhuma condição financeira, gerando assim o sentimento de frustração, se sentindo um zero a esquerda, excluído.

Atualmente contamos com o E.J.A.( Educação de Jovens e Adultos) é um método de ensino honrável. Poderia ser reformulado? Sim, mas agora não vem o caso de tratarmos sobre este assunto. O mesmo veio como um divisor de águas para aqueles que querem recomeçar, dar continuidade de onde parou, retomando os seus estudos, se tornar um cidadão alfabetizado.

Paulo Freire defendia a educação de jovens e adultos o mesmo publicou uma obra relacionada sobre este assunto, Pedagogia do oprimido, devido o que presenciou no decorrer da sua vida. Até hoje temos relatos de pessoas que são excluídas de grupos sociais, devido sua formação educacional ou até mesmo por voltar a sala de aula depois de certa idade que não é padrão para a sociedade, ouvindo assim chacotas.

Portanto o retorna a sala de aula não é nada mais que uma ação de muito valor e coragem, sem ter medo ou receio com que os outros falam ou pensam, no livro Paulo Freire Ética, Utopia e Educação na pag.11 diz: Homens e mulheres compartilham a responsabilidade pelo futuro do mundo em que vivem. A educação sempre vai ser o meio de um futuro melhor para sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com