TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano para o Retorno das Aulas Presenciais

Por:   •  5/10/2021  •  Artigo  •  18.747 Palavras (75 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 75

  PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO RIO NOVO – ES[pic 1][pic 2]

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CNPJ – 31.796.659/0001-20

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO......................................................................................................................03

1. ASPECTOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS        06

1.1 Caminhos percorridos        06

1.2 Procedimentos de Retorno às Aulas Presenciais        09

1.3 Estudantes do Grupo de Risco        13

1.4 Controle e Monitoramento do Absenteísmo        17

1.5 Estratégias Pedagógicas        18

1.6 Avaliação de Aprendizagem        21

1.6.1 Avaliação Diagnóstica        23

1.6.2 Avaliação do Rendimento        24

1.7 Intervenção Pedagógica        24

1.8 Plano de Ação Escolar: Monitoramento dos Resultados de Aprendizagem e Equidade        25

1.9 Orientações Específicas por Etapa e Modalidade de Ensino        26

1.9.1 Educação Infantil................................................................................................................26

1.9.2 Ensino Fundamental I e II        26

1.9.3 Educação Especial        30

2. ASPECTOS PSICOSSOCIAIS        49

2.1 Acolhimento aos Professores        50

2.2 Acolhimento aos Alunos        51

2.3 Plano de Convivência        53

2.4 Escuta e Acolhimento para Notificações de Violências (Autoprovocadas, Sexuais, Físicas, Psicológicas, Entre Outros)        54

2.5 Especificidades acerca do Comportamento Suicida ou Autolesivo        55

2.6 Aspectos de Convivência relacionados às Medidas de Biossegurança        56

3. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E SANITÁRIOS        58

3.1 Procedimentos Administrativos Para o Retorno às Aulas Presenciais        58

3.2 Sanitização e Organização dos Espaços Escolares        66

4. CONTATOS IMPORTANTES        76

APRESENTAÇÃO

O coronavírus é um vírus contagioso e ainda há muito a ser descoberto sobre ele. Ao contrário daqueles que causam a gripe comum, não há pré-imunidade aprovada, porém as vacinas serão testadas e aplicadas como teste no ano de 2021, ou mesmo tratamento específico e presume-se que todas as pessoas sejam suscetíveis a ele. Os médicos estão muito preocupados com a pandemia do Covid-19, alastrando pelo mundo está afetando a população de países com sistemas de saúde já frágeis. A sobrecarga dos sistemas de saúde vem se mostrando um dos maiores impactos da nova doença, mesmo em países com estruturas médicas robustas.

A Secretaria Municipal de Educação de Alto Rio Novo-ES apresenta o Plano de Retorno às aulas presenciais das escolas públicas municipais correspondente as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, suspensas a partir de 23 de março de 2020, para  fins de prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus, Covid-19. O retorno dos estudantes deverá acontecer no formato de revezamento semanal, enquanto perdurar o estado de calamidade pública, ou até que todos estejam imunizados com a vacina.

Este plano fundamenta-se na Portaria Conjunta SEDU/SESA Nº 01-R, de 08 de agosto de 2020, que estabelece medidas administrativas e de segurança sanitária a serem tomadas pelos gestores das instituições de ensino no retorno às aulas presenciais, para fins de prevenção e controle da transmissão do novo Coronavírus. Assim sendo, a Secretaria Municipal de Educação elaborou os procedimentos técnicos e pedagógigos deste Plano, reproduzindo do Plano de Retorno da Rede Pública do Estado do Espírto Santo os aspectos administrativos e sanitários.        

É preciso registrar que este momento de retorno às aulas é diferente para todos nós, procuramos, para isso, fundamentar-nos tecnicamente da melhor forma. Assim, temos feito desde o início da pandemia e avaliamos que tem valido a pena. O conselho Municipal de Educação, todas as unidades de ensino, gestores, pedagogos, professores, servidores administrativos, pais e estudantes compreenderam o momento singular que atravessamos e deram a sua contribuição inaugurando e sustentando as aulas não presenciais no nosso sistema de ensino. Avançaremos agora para uma nova etapa e as expectativas são muito boas, porque, ratificando, preparamo-nos tecnicamente e contamos com as pessoas, cada integrante da comunidade escolar que se compromete com a história individual e coletiva da educação.

EQUIPE RESPONSÁVEL

Secretária Municipal de Educação

Vânia Ferreira da Silva

EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA

Ângela Marícia Faria Moura

Carla Patrícia Martins Dovedice

Liliane Aparecida Faria Ribeiro

Nilza Borel Ribeiro

1. ASPECTOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS

1.1 Caminhos percorridos

Em 16 de março de 2020, o Governo do Estado do Espírito Santo publicou do Diário Oficial do Estado o Decreto Estadual Nº 4593-R, de 13 de março de 2020, decretando o estado de emrgência em saúde pública no Estado do Espírito Santo, e estabelecendo as medidas sanitárias e administrativas para prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos decorrentes do surto de Coronavírus (Covid-19).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (134.6 Kb)   pdf (637.2 Kb)   docx (194.8 Kb)  
Continuar por mais 74 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com