TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Retorno Sobre o Investimento

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

Daniele Carvalho

ROI - Retorn On Investment em treinamento e desenvolvimento

São Paulo

2016

Daniele Carvalho

ROI - Retorn On Investment em treinamento e desenvolvimento

Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Desenvolvimento de Pessoas e Educação Corporativa no Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro.

São Paulo

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. TREINAMENTO
  2. CICLO DE TREINAMENTO
  3. ROI NO PROCESSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
  1. CONCLUSÃO
  2. REFERÊNCIAS
  1. INTRODUÇÃO

Muito se fala sobre a importância de um RH estratégico nas organizações.  As constantes oscilações no cenário econômico dos últimos anos, fez com que as empresas possuíssem estruturas organizacionais enxutas, processos otimizados e profissionais extremamente qualificados. E isso exige dos departamentos de Recursos Humanos ações muito mais assertivas e estratégicas.

Partindo desta idéia, o trabalho tem como objetivo apresentar e detalhar uma das etapas do ciclo de treinamento, abordando um estudo sobre ROI – Return On Investment em Treinamento e Desenvolvimento, destacando a importância e funcionalidade dessa ferramenta.

O trabalho apresenta a definição de treinamento e explora de forma sucinta e objetiva a aferição de resultados por meio do ROI, etapa crucial e de suma importância para comprovar a eficácia e evidenciar resultados de investimento em treinamento e desenvolvimento.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 TREINAMENTO

O treinamento é uma ferramenta para a capacitação e desenvolvimento técnico ou comportamental dos profissionais nas organizações, sendo um tema muito explorado na literatura por diversos autores. Para (HAMBLIN 1978, p.15) “treinamento abrange qualquer tipo de experiência destinada a facilitar um ensino que será útil no desempenho de um cargo atual ou futuro”. Já para Chiavenato (1985, p.288) “treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos”.

Ambos destacam o treinamento como uma ferramenta de aprendizagem, que tem objetivos específicos, bem como resultados que gerem valor as pessoas e a organização.

Para a obtenção dos resultados o treinamento precisa ser estratégico, ou seja, precisa alcançar os objetivos traçados. Sendo assim o treinamento possui uma seqüência programada de eventos em um processo contínuo, gerando assim, um ciclo com diversas fases sendo cada uma delas primordiais para o sucesso deste processo educacional.

  1.  CICLO DE TREINAMENTO

O ciclo de treinamento é realizado levando-se em consideração as fases destacadas na figura abaixo:[pic 1]

Figura 1 – O Ciclo do Treinamento. Chiavenato, (2009. P, 50).

O ciclo de treinamento é composto por quatro fases, sendo elas:

  1. Levantamento das necessidades de treinamento: o LNT é utilizado para identificar as demandas técnicas ou comportamentais que necessitam de aprimoramento ou capacitação.
  2. Projeto e programação de treinamento: a partir do diagnóstico identificado no LNT, cria-se toda a programação do treinamento, incluindo elaboração de material, orçamento, cronograma, entre outros.
  3. Execução do treinamento: colocar em prática o treinamento planejado.
  4. Avaliação dos resultados do treinamento: análise dos resultados obtidos com o treinamento aplicado.


Chiavenato (1999, p. 47) afirma que:

O planejamento do treinamento é decorrência do diagnóstico das necessidades de treinamento. Geralmente, os recursos colocados à disposição do treinamento estão relacionados com a problemática diagnosticada.

É comum acreditar que o treinamento encerra-se na execução, mas essa etapa como demonstrada acima é apenas mais uma fase do ciclo que encerra-se na análise dos resultados, ou seja, no estudo do ROI - Return On Investment, sendo em tradução livre, Retorno Sobre Investimento.

  1. ROI NO PROCESSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

No mundo corporativo é vital a mensuração e análise de resultados em qualquer setor ou área. Na área de treinamento isso não é diferente, já que todo investimento realizado pelas empresas visam o aumento de receita e lucro, ou seja, equipe bem treinada e capacitada que gera valores tangíveis para a organização.

Com isso, as empresas enxergam a necessidade em medir os resultados dos seus treinamentos, assim como qualquer ação que requer investimento.

Sendo assim, adaptou-se o conceito financeiro chamado ROI, criado para medir o resultado sobre o investimento feito pelas organizações, do inglês Return On Investment ou Retorno Sobre Investimento para a área de treinamento.  

O ROI é considerado como um processo eficaz para medir os resultados dos investimentos realizados em treinamento. Chiavenato (2008, p. 384) define ROI como o “valor que o treinamento agregou à organização em termos de retorno sobre o investimento feito”.

As empresas quando investem em treinamentos dos seus colaboradores, visam o aumento do seu lucro/produtividade, por isso espera-se tais resultados.

Com o ROI pode-se mensurar o valor investido e qual seu retorno, em duas vertentes:

  1. Retorno investido mensurável e visível: como por exemplo, o aumento da produtividade, aumento do lucro, aumento de vendas.
  2. Retorno investido imensurável e intangível: como por exemplo, o aumento da motivação.

Para calcular o ROI, aplica-se a seguinte fórmula (Leme, 2005, pag. 136):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (354.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com