TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO – UNIGRANRIO

MÁRCIA CONCEIÇÃO DO ROSÁRIO

0901598

CONTABILIDADE

DUQUE DE CAXIAS
2018

INTRODUÇÃO

A maioria das pessoas não conhece a capacidade e a importância da contabilidade nas informações dentro das organizações. A maioria das empresas vê a contabilidade como uma mera área apenas necessária para calcular impostos e montagem de balanço. É extremamente necessário que se perceba as diversas atribuições da contabilidade, como possibilitar acesso a informações relacionadas a despesas, inventários, gastos com recursos humanos e matéria prima, as disposições financeiras, investimentos e análises de custos de produção. Faz-se necessário conhecer a influencia da contabilidade para todas as áreas de administração, incluindo o Marketing.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Kotler (1998) Marketing é um “processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação e troca de produtos e valores com os outros.”

É muito comum as pessoas associarem o marketing unicamente à propaganda. Porém, o marketing é muito mais e vai muito além, como a responsabilidade pela administração mercadologia, identificação de necessidade dos seus clientes. Logo, a contabilidade entra como ajuda para analisar informações de produtos e clientes.

Temos, o que é chamado de Mix de Marketing ou de 4 P’s: Ponto, Produto, Promoção e Preço.

Ponto: locais em que os produtos serão disponibilizados para os clientes, se online, lojas físicas, se em mercados ou stands.

Produto: é o produto que será trabalhado e a forma que sua empresa disponilizara isso, como as cores, formas, funcionalidade;

Promoção: forma de divulgação do seu produto. Online, fanpage, rádio ou TV.

Preço: é o valor cobrado ou o valor do produto e a forma como esse valor será colocado para seu cliente (parcelas ou uma única vez);

A aplicação dos 4 P’s está em observar e adequar cada item à sua realidade e aplicar essa organização.

Todo gasto para produzir e divulgar é caracterizado como custo, que é uma das bases do preço, e esse é o primeiro processo a se analisar. Esse custo vai definir quando poderá utilizar para despesas administrativas, carga tributária, despesas de venda, e não operacionais, além dos lucros.

É de extrema importância conhecer o preço, para entender a margem de lucro que podemos ter e maximizar.

A contabilidade tem grande influencia na área de marketing. Ela tem dados, informações, números de histórico e atuais, e projeções futuras tanto de seus gastos ativos e passivos. Estes dados são com base nos estudos de despesas, receitas, resultados de comercio de produtos, força de vendas, região comercial, controles de armazenamento/estoques e investimentos. 

O marketing trabalha em conjunto com a contabilidade no processo de lançamento de um serviço ou produto. A empresa precisa ter em mente de quanto poderá dispor de recurso financeiro para investir, e ai entra a contabilidade. Ela fornece os dados necessários para analise do projeto, criando um plano de contas, analisando relatórios. Essas analises de contas e projetos serão a base para verificar a evolução financeira do planejamento do produto.

A contabilidade também é necessária em casos de reformulação de produto, como participa diretamente do planejamento do produto, ela terá a função de equipar os funcionários responsáveis pela reformulação, as informações relacionadas ao desenvolvimento do produto, fornecer dados referentes a vendas, montante de receita, despesas, lucratividade e todas as informações históricas relevantes que vão auxiliar ao marketing no planejamento da reformulação.

Logo, percebesse a importância e a participação da Contabilidade ao Marketing, que somados ao trabalho conjunto com os demais departamentos, ajuda a empresa a obter lucro com base na satisfação dos consumidores e vantagem competitiva.

A Enron, talvez seja a empresa mais conhecida no que se refere a fraude e corrupção. A empresa era dedicada a exploração de gás natural e produção de energia de diversos tipos, e com o crescimento ostensivo passou também a explorar outras áreas de investimentos, como frequência de internet, e certo tipo de seguro climático para comércios sazonais. E com isso chegou a ocupar o ranking na 7° colocação de maior companhia americana, ainda tinha como vantagem a publicidade gerada pela imprensa e a desinformação da analistas de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com