TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Faculdade de Administração

JULIANE VILA REAL

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Belém

2018

JULIANE VILA REAL

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Trabalho, apresentado a Universidade Federal do Pará, como parte da avaliação individual da disciplina Mercadologia I, ministrada pelo docente Raimundo Nonato Silva Tavares.

Belém

2018

SUMÁRIO

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO                                                3        

TIPOS DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO                                        3

PROCESSO DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO                                4

ABORDAGENS DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO                        5

REFERÊNCIAS                                                                        6


SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Segmentação de mercado consiste em um processo de escolha de um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. Isto é, a segmentação de mercado nada mais é do que uma maneira de aproximar-se do seu público, tomando conhecimento de suas preferencias, características e necessidades, a fim de otimizar as estratégias de comunicação e marketing da empresa. Para Churchill & Peter (2000, apud SEBRAE, 201-?), segmentação de mercado é dividir um mercado em grupos de compradores potenciais que tenham semelhantes necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra. Ainda de acordo com o SEBRAE:

Não é possível para uma empresa satisfazer todos os consumidores de um dado mercado, ou pelo menos, da mesma maneira. Um único composto de marketing raramente é adequado para atender às necessidades e desejos de todo o mercado de um produto. Portanto as organizações estão segmentando seus mercados para atender seus consumidores de maneira mais eficaz. As organizações segmentam seus mercados, escolhem um ou mais segmentos e desenvolvem produto sob medidas para esse segmento melhores que seus concorrentes, pois é uma estratégia mais eficiente num mundo competitivo onde vivemos. (SEBRA, 201-?)

TIPOS DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Para ocorrer a segmentação de mercado o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável. Pois a segmentação de mercado demanda que sejam identificados os fatores que influem nas decisões de compras dos consumidores para que a partir dessa segmentação a empresa obtenha vantagens frente a concorrência, dedicando-se a grupos específicos de mercado que tenha melhores condições de atender. De acordo com Churchill & Peter (2000, apud SEBRAE, 201-?)  a segmentação de mercado é realizada das seguintes formas:

Segmentação demográfica:

Consiste em divisão do mercado em diferentes grupos, com base em variáveis demográficas. São as bases mais populares para segmentação dos grupos de consumo, pois as necessidades e desejos variam conforme as mudanças demográficas. Estas são as mais fáceis de serem avaliadas. A maioria das empresas segmenta o mercado combinando duas ou mais variáveis demográficas, como por exemplo, sexo e idade. (SEBRA, 201-?)

Segmentação sócio econômica:

Segmenta o mercado pelos perfis do estilo de vida dos diferentes consumidores. Segmenta os grupos na classe social, na personalidade, nas atitudes e na percepção. A segmentação psicográfica produz uma descrição muito mais rica de um mercado-alvo potencial do que seria possível de outro modo. Essas bases de segmentação permitem que o profissional de marketing entenda verdadeiramente o funcionamento interno de consumidores potenciais antes de desenvolver um composto de marketing dirigido para eles. (SEBRA, 201-?)

Segmentação baseada em comportamento de compra:

Os profissionais de marketing podem segmentar o mercado de acordo com o comportamento de compra do consumidor. O comportamento de compra pode ser: prudente, impulsivo, pessimista, tradicional e confiante. A segmentação baseada no comportamento dos consumidores geralmente centra-se em alguma combinação de frequência de uso, situação de lealdade e situação de usuário. (SEBRA, 201-?)

PROCESSO DE SEGMENTAÇÃO

O processo de segmentação de dados consiste em levantamento de dados, análise e desenvolvimento de perfil.

Levantamento de dados, através de entrevistas informais e grupos de foco para a coleta de informações sobre as motivações, atitudes e comportamento dos consumidores. Posteriormente se elabora um questionário para obtenção de dados acerca de: atributos do produto e graus de importância consciência e avaliação de marca padrões de utilização do produto atitudes em relação à categoria do produto aspectos demográficos, psicográficos e hábitos de mídia dos respondentes

Análise, consiste no processo de extração de variáveis altamente correlacionadas, e seguidamente, análise por conglomerado, para a criação de segmentos altamente diferenciados, internamente homogêneos e externamente heterogêneos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com