TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Por:   •  12/5/2020  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Fundamentos de Marketing

Segmentação de Mercado

Como o próprio nome sugere segmentação de mercado consiste em nada mais do que dividir em segmentos a grande massa de consumidores de um produto ou até mesmo serviço.  E tem como objetivo principal tornar mais assertivas as estratégias de marketing.

No cenário em que nos encontramos é imprescindível aos empresários despender de esforços e recursos o mais assertivo possível para não haver perdas desnecessárias, apesar da segmentação de mercado não ser feita somente para momentos de crise sua aplicação em um negócio com retornos satisfatórios deve partir do seguinte principio: Uma definição clara do objetivo, isso contribui para que a estratégia de segmentação seja bem definida e em tempos como este oferecer uma saída estratégica de se sobressair sobre a concorrência.

Alguns fatores que impulsionam as estratégias de segmentação podem ser desde desenvolvimento de produto até ao tipo de atendimento por exemplo. Os tipos mais comuns de segmentação são a geográfica, psicográfica e comportamental, é muito importante identificar qual a segmentação que mais se aproxima do objetivo do negócio pois com certeza isso trará resultados positivos.

A segmentação geográfica tem como finalidade atender as expectativas dos clientes em esferas regionais seja de nível bairro ou país. Fazendo com que o produto/serviço seja adaptado aos comportamento e necessidades. Já na segmentação psicográfica é possível dividir clientes em grupos de acordo com suas opiniões, estilo de vida e valores. Na segmentação comportamental trata-se de relacionamento entre consumidor e a marca neste tipo de estratégia é possível rastrear o que funciona.

Existem alguns fatores relevantes que exploram as possibilidades de negócio para uma empresa e podem ser divididos em 4 passos:

  • Consciência de que no mercado existem muitos grupos e o meu cliente está entre eles.
  • Escolher um segmento para alcançar o objetivo.
  • Foco nas necessidades do público alvo.
  • Estar antenado com as movimentações do mercado, pois é necessário ajustes constantes.

A segmentação de mercado é necessária para que não haja dispêndio em ações polvilhadas e sem objetivo, manter o foco no público certo pode apontar novas oportunidades e posicionamento de destaque em meio a um cenário desanimador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com