TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Por:   •  26/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.039 Palavras (21 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 21

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................03

2. MARKETING....................................................................................................04

3. PRODUTO.........................................................................................................04

4. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO.................................................................06

5. PREÇO...............................................................................................................07

6. PRAÇA...............................................................................................................11

7. PROMOÇÃO.....................................................................................................13

7.1 PROPAGANDA............................................................................................13

7.2 VENDAS PESSOAIS....................................................................................14

7.3 RELAÇÕES PÚBLICAS..............................................................................14

7.4 PROMOÇÃO DE VENDAS.........................................................................15

7.5 MARKETING DIRETO................................................................................15

7.6 MERCHANDISING......................................................................................16

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................18

REFERÊNCIAS.......................................................................................................19

APÊNDICE..............................................................................................................20

1. INTRODUÇÃO

O marketing estuda o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

Podemos dizer que o marketing acompanha desde a criação de um novo produto até o seu pós venda, busca criar o valor e a satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Sabendo disso, nos propomos a um desafio, de criar um novo produto, uma inovação no mercado Tangaraense, que passa pelos 4 P’s do marketing que são produto, preço, praça e promoção, um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto , visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo.

Com base nisso, a criação de um novo produto pode fazer toda diferença para a empresa, podendo ela, alcançar seu pico de sucesso em pouco tempo. Isso porque o novo produto pode ter grande aceitação, não tem concorrência e sendo a precursora no mercado, alavancaria sua liderança rapidamente. O crescimento, no entanto, só vem se este lançamento for bem planejado e não aleatório.

O novo produto deve ser estudado, ver sua viabilidade, lançar um novo produto amparado no sentimento ou nas concepções do dono pode ser um erro fatal. Por isso, a ideia do novo item pode vir de uma necessidade do mercado ou mesmo por ter habilidade em produzir aquilo. O crescimento real só irá acontecer se tudo for bem planejado e não incidir na euforia e ansiedade. Às vezes, uma ótima ideia fracassa por falhas na sua execução.

Esse trabalho visa isso, estudar a viabilidade desse produto no comércio Tangaraense, mudar o conceito de reciclagem e dar novas oportunidades para pequenas, médias e grandes empresas começarem atuar com responsabilidade social.

2. MARKETING

Grande parte das pessoas confunde marketing com publicidade. A publicidade é uma parte importante do marketing, mas apenas uma parte. Outras acham que marketing é vendas. Mas se você desenvolve o marketing de modo eficiente, a venda acontece naturalmente, por que o produto foi feito sob medida para o consumido.

É importante entender que o marketing é muito mais do que publicidade ou vendas. Marketing engloba entender as necessidades de um determinado mercado, passar essas necessidades para a produção, e com o produto desenvolvido, vender este produto para o cliente. Além disso, manter uma relação com o cliente é também função do setor de marketing.

Para Kotler (2000) marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores. O marketing muda conforme a sociedade muda, pois as necessidades das pessoas se alteram perante os anos e a transformação de tendência, nenhum adulto bebe leite desnatado como bebia antigamente, hoje há uma demanda por leites desnatados vitaminados e com cálcio, por exemplo. Existem cinco filosofias sobre marketing que são:

• Conceito de produção – é baseado no preço baixo e na produção em escala;

• Conceito de produto – um bom produto é aquele que apresenta a melhor qualidade, desempenho e inovação;

• Conceito de vendas – produtos e serviços de baixa aceitação necessitam de venda em grande escala e promoção;

• Conceito de marketing – é necessário conhecer as necessidades da sociedade para formatar o melhor produto e serviço para supri-las;

• Conceito de marketing social – a empresa deve melhorar a qualidade de vida dos consumidores oferecendo produtos acima das necessidades dos mesmos.

Conhecer o mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com