TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SIGNIFICADO DA PALAVRA “ADMINISTRAÇÃO” E SUAS VARIÁVEIS NO DECORRER DA HISTÓRIA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.344 Palavras (14 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Neste estudo podemos entender os diversos ensinamentos dentro da empresa relacionados ao comportamento do profissional em diversas situações. O desafio que iremos descrever no decorrer deste trabalho trata em analisar e encontrar soluções para relação do profissional com atividade exercida a relação das habilidades/competência buscando desenvolver uma melhor estratégia para a empresa.

No capitulo 1 iremos entender sobre habilidades e competências do administrador moderno.

No capitulo 2 descreveremos sobre nosso entendimento de ética e o que é ética organizacional , a diferença entre ética e moral e como percebemos dentro do nosso contexto profissional, onde a ética esta atrelada ao comportamento do ser humano, ela busca de modo geral internalizar de modo geral tudo aquilo que é bom.

A ética organizacional tem o intuito de conceituar deveres e estabelecer regras de conduta para os indivíduos de uma organização, Já a moral baseia-se nas normas sociais.

No capitulo 3 citaremos estratégias dentro do plano de ação.

No capitulo 4 relataremos sobre o os conceitos e impactos da tecnologia na sociedade e estratégias para implantar na empresa estudada. O Desenvolvimento organizacional se baseia em quatro variáveis: organização, ambiente, indivíduo e grupo. O objetivo de tudo isto era o de proporcionar mudanças que permitissem alcançar os objetivos das organizações e também os objetivos pessoais.

O SIGNIFICADO DA PALAVRA “ADMINISTRAÇÃO” E SUAS VARIÁVEIS NO DECORRER DA HISTÓRIA;

A administração, ao longo do tempo, sofreu um grande aprofundamento e ampliação em seu significado e conteúdo.Isso se deu, basicamente,pelo fato de existirem várias e diferentes doutrinas sobre ela. Deste modo, o conteúdo dessa disciplina muda de acordo com a teoria observada, pois cada autor tende a abordar, geralmente, assuntos e varáveis mais relacionados à escola em que está inserido.

Como bem observa Chiavenato (2003) a palavra administração tem sua origem no latim, administratione, com o pré-fixo ad significando:direção ou tendência para e a outra parte, ministera ssemelhando-se a subordinação ou obediência.Assim, pode-se conceituar administração como:o ato de se realizar uma função sob o comando de outra pessoa ou a tarefa de se prestar um serviço a outrem. O significado original dessa palavra, no entanto, desde a sua formação até agora, sofreu uma grande modificação. Atualmente, a Administração é vista como o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a utilização dos recursos disponíveis para o alcance dos objetivos organizacionais. Outro possível significado para este vocábulo é: termo que usamos para denominar o conjunto de práticas de gestão de uma empresa ou organização, com o objetivo de cumprir metas pré-estabelecidas. Esta gestão pode englobar a área pessoal, financeira ou empresarial.

1.2 “A lição dos 5%” de Max Gehringer

De acordo o vídeo e outras pesquisas entendemos que: o conceito de habilidade, esta na capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho almejado; e, que, o sucesso do administrador depende das habilidades que ele tem, ou seja, depende muito mais daquilo que ele consegue fazer, do que daquilo que ele é em termos de personalidade. São três os tipos de habilidades mais importantes que o administrador deve ter para ser bem-sucedido: técnicas, humanas e conceituais.

HABILIDADES E COMPETÊNCIA DE UM ADMINISTRADOR MODERNO

HABILIDADES TÉCNICAS

As habilidades técnicas referem-se ao uso de conhecimento especializado e facilidade na utilização de técnicas relativas ao trabalho. Exemplo:habilidades em contabilidade, em programação de computador, engenharia etc. Esse tipo de habilidade está relacionado diretamente com o fazer, isto é, com o trabalho com "coisas". E, portanto, o seu uso é relativamente fácil, pois lida com algo estático.

HABILIDADES HUMANAS

Elas estão ligadas especificamente ao trabalho com pessoas, referindo-se,desse modo, à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Está relacionada a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos das pessoas/grupo. Tem a ver com a interação com as pessoas. Exemplos: desenvolvimento do espírito de cooperação dentro da equipe, encorajamento da participação, sem medos ou receios, envolvimento das pessoas.

HABILIDADES CONCEITUAIS

As habilidade conceituais envolvem principalmente a visão da organização como um todo, refere-se a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Um administrador com essas habilidades está pronto para compreender: as várias funções da organização, complementá-las entre si, como a organização se relaciona com seu ambiente etc. Relacionam-se com o pensar, o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução para os problemas.

Os três tipos de habilidades principais a que um administrador deve possuir para que alcance o sucesso, citadas anteriormente, dependem para que sejam colocadas em ação com êxito, de certas competências. No entanto, em um mundo em constante mudança, é necessário sempre adquirir-se novas competência e abandonar-se outras. O segredo, por isso, está na aquisição de competências duráveis, quais sejam: o conhecimento, a perspectiva e a atitude.

Conceito de competência: qualidade de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas - constituem o maior patrimônio pessoal do administrador. O seu capital intelectual; a sua maior riqueza.

CONHECIMENTO

É todo o conjunto de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagens adquiridas de sua especialidade administrativa. Mas, como tudo muda continuamente, o administrador precisa, também, atualizar-se sempre. Esta competência adquirida é importante, contudo, não é suficiente, deve, sim, ser somada a outras duas: a perspectiva e a atitude, para o bom êxito profissional.

PERSPECTIVA

A perspectiva significa: a facilidade de colocar o conhecimento em ação. Em solucionar os problemas encontrados com o uso do que se sabe. Significa, por exemplo, transformar o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com