TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE CONTROLE DA EMPRESA

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A internacionalização é o processo de expansão através do qual uma organização realiza investimentos em outros países através da criação de unidades de negócios, seja na forma de representantes comerciais, filiais, escritórios, fábricas ou controladas. Durante o processo de internacionalização, o sistema de controle gerencial deverá acompanhar a modificação na trajetória dessas organizações, atuando como instrumento capaz de motivar, coordenar e orientar suas partes para o alcance das novas metas gerais estabelecidas. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar o impacto da internacionalização no sistema de controle gerencial de uma empresa brasileira.

O SISTEMA DE CONTROLE DA EMPRESA

Bob´s

Atualmente, a missão do Bob´s consiste em satisfazer os clientes, com os produtos mais gostosos do mercado, com qualidade, em uma atmosfera agradável, sempre servido por uma equipe motivada, atendendo às expectativas dos investidores. Nesse contexto, a administração vem realizando modificações visando melhorias na performance da empresa perante o mercado. O novo foco da empresa é no seu core business, ou seja, a venda de fast food. As atividades que não estão diretamente ligadas à sua missão, tais como, produção e distribuição dos insumos (carne, pão, molhos, etc.), foram terceirizadas. A ênfase nos resultados foi incentivada, por meio da redução de custos e aumento das vendas. O controle de gestão possuía uma estrutura definida e formalizada e está sendo reestruturado. De acordo com o diretor de recursos humanos e o gerente de mercado, a nova sete estrutura de controle será por resultados, tendo em vista as características de uma franquia, tais como, centralização das informações, padronização dos fornecedores, distribuidores, produtos e serviços e o estabelecimento das metas anuais pelo franqueador. O principal critério de avaliação das unidades (franquias) é a meta de vendas e qualidade do atendimento. Com base nisso, as avaliações de desempenho são realizadas nas lojas (descentralizadas), utilizando medidas financeiras (volume de vendas) e comportamentais (assiduidade, comparecimento a treinamentos, etc.). O informe de desempenho é entregue mensalmente ao franqueador, que quadrimestralmente avalia esses resultados e estabelece as premiações. Na realidade este sistema de controle, apesar de formalizado, não está totalmente implantado. As avaliações de desempenho, não são compiladas e não oferecem feedback a respeito do desempenho da companhia. Somando-se isto ao baixo nível técnico de grande parte da gerência, que para cumprirem determinada meta de vendas, os gerentes não davam atenção ao desperdício de materiais nas lojas e nem à qualidade do atendimento prestado aos clientes, tampouco às necessidades e dificuldades de seus subordinados.

BURGER KING

No site de fast food "Burger King" encontramos certos princípios referentes às teorias de Frederick Taylor, Henry Fauol e Elton Mayo da escola de administração.

O princípio do espírito de grupo é aplicado, uma vez que a empresa oferece aos seus funcionários valores de responsabilidade e trabalho em equipe, dando-lhes a oportunidade de aumentar seu potencial para aprender, crescer e avançar profissionalmente dentro da empresa.

O princípio de iniciativa é aplicado desde que o Burger King permite que seus colaboradores se desenvolvam e sejam aprisionados dentro de uma estrutura de integridade e ética. O princípio da ordem é aplicado, pois os materiais e as pessoas estão no lugar certo. Em particular, cada funcionário ocupa um cargo ou posição mais adequada para ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com