TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE CARGOS E SALÁRIOS DA FUNÇÃO DE ANALISTA E SISTEMA DA EMPRESA E-APPRENDA.

Por:   •  13/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.253 Palavras (30 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

BARBARA DUARTE CAROLINE SENA DILEGE PINHEIRO GLEYCISLAINE F. MUNIZ JOSELY LEAL

SUELEN ZAVASKI

REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE CARGOS E SALÁRIOS DA FUNÇÃO DE ANALISTA E SISTEMA DA EMPRESA E-APPRENDA.

CURITIBA/PR 2019

BARBARA DUARTE CAROLINE SENA DILEGE PINHEIRO GLEYCISLAINE F. MUNIZ JOSELY LEAL

SUELEN ZAVASKI

REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE CARGOS E SALÁRIO DA FUNÇÃO DE ANALISTA E SISTEMA DA EMPRESA E-APPRENDA.

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da disciplina do Projeto Inte- grador do Curso de Tecnologia em Ges- tão de Recursos Humanos da Faculdade Padre João Bagozzi.

Orientador (a)Professora: Eunice Eliane de Moura

CURITIBA/PR 2019

Sumário

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO        5

1.2 JUSTIFICATIVA        6

1.3 OBJETIVO        7

1.3.1 Objetivo Geral        7

1.3.2 Objetivos Específicos        7

1.4  METODOLOGIA DA PESQUISA        7

1.4.1  Pesquisa Bibliográfica        7

1.4.2  Pesquisa de Campo        8

1.4.3 Pesquisa Qualitativa        8

1.4.4 Pesquisa Exploratória        8

1.4.5  Pesquisa Descritiva        9

1.4.6 Estudo de Caso        9

1.5 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        9

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        13

2.1 CONCEITO DA ESTRUTURA DE CARGO E SALÁRIO        13

2.2 ESTRUTURA DE CARGO        18

2.2.1 Cargo de analista de sistema        19

2.3 SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO        20

2.4 CARREIRA        21

2.5 PLANO DE CARREIRA COMO FATOR MOTIVACIONAL        21

2.6 ESTRUTURAS DE PLANOS DE CARREIRA        23

2.6.1 Estrutura em linha        23

2.6.2 Estrutura em rede        23

2.6.3 Estrutura em Y ou paralela        23

Referências        26

WEB REFERÊNCIAS        27

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas estão procurando formas diversificadas para se manter no mercado e para ganhar maior espaço neste, pois a competição está cada dia maior entre elas, sendo assim buscam se modelar conforme as necessidades de seus públicos e atendendo as exigências dos mesmos na qualidade dos produtos oferecidos e no atendimento prestado aos mesmos.

As empresas estão se voltando para seus funcionários e para suas qualidades especificas com o objetivo de conquistar seus objetivos organizacionais e sua expansão bem como lucratividade, melhor produção e motivação dos seus funcionários. Através do plano de cargos e salários as empresas podem estruturar por meio de suas diretrizes e políticas o perfil de seus funcionários com processos de grande importância organizacional.

 As informações da descrição de cargos e salários são utilizadas para basear todos os processos de recursos humanos, direcionando suas práticas bem como determina suas aplicações e critérios de remuneração o tornando a atuação dos gestores de Recursos Humana mais organizada.

Através deste projeto buscou-se relatar a problemática voltada para a importância dos sistemas de remuneração para uma organização com a finalidade de motivar e reter seus colaboradores. Muitas organizações não trabalham com um plano de remuneração, diante disso surge a proposta de reestruturar os cargos e salários do analista de sistemas da empresa E-APRENDA.

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO

Valorizar o capital humano é tão importante quanto à administração do negócio e do capital financeiro, nesse sentido e conhecendo a relevância do assunto cabe ao departamento de Recursos Humanos, propor ações que proporcionem o desenvolvi- mento do corpo funcional.

O RH tem um papel essencial no que tange os planos de carreira, pois através de um sistema de remuneração e progressão de cargos há uma troca justa e definida desde o início da relação empregado e empregador, visando o crescimento contínuo de ambas as partes.

Diante da realidade atual da empresa E-APPRENDA, percebe-se que a insti- tuição não utiliza uma estratégia definida e clara quanto à progressão dos níveis júnior, pleno e sênior do cargo de Analista de Sistemas. Conhecendo essa realidade obser- vou-se a oportunidade de apresentar um plano de reestruturação para esse cenário.

No contexto acima apresentado, surge a problemática: De que forma poderá ser reestruturado o sistema de cargos e salários para a função de Analista de Siste- mas da empresa E-APPRENDA?

1.2 JUSTIFICATIVA

Essa pesquisa visa construir um projeto de reestruturação para o atual pro- blema da empresa pesquisada, que são as definições dos processos de progressão de carreira e remuneração para a função de Analista de Sistemas.

O setor de RH como o próprio nome já indica, trabalha em prol do humano dentro de uma organização, a partir dessa informação se pode dizer que uma empresa é constituída por pessoas, também cabe citar que faz parte de um sistema capitalista onde o foco é a obtenção de lucros, ou seja, o RH além de ser humano deverá ser estratégico unindo os interesses do empregador com os objetivos dos colaboradores

buscando além de qualidade de vida maiores níveis de excelência nos serviços ofe- recidos pela empresa.

Para Pontes (2005) o assunto sobre administração de cargos e salários, tem um importante papel no ambiente organizacional, esse assunto deve ser tratado com sua devida importância para que possa ocasionar as mudanças necessárias na estru- tura de seus processos.

Um plano de cargos e salários é necessário para organizar e esclarecer as atividades e funções nele exposto, assim como, promoções e remunerações. Ele serve como um guia para nortear os funcionários e a empresa para suas obrigações e objetivos, visando sempre cumprir normas e legislações vigentes. É papel do RH construir, divulgar, manter, revisar, disseminar e zelar pelas informações contidas nesse plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (344.2 Kb)   docx (177.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com