TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Independente do Nordeste

Curso de Administração

Isabela Rocha

Queisionara santos Gonçalves

Atividade avaliativa

Administração de Sistemas de Informação

Vitoria da conquista

2015

 1) Comente sobre o termo “sociedade do conhecimento e da informação” presente no enredo de todo o filme.

R: O filme mostra a evolução da informática que foi uma explosão para todos que esperavam por uma invenção tão brilhante que foi o computador e seus acessórios. Foi interessante ver como surgiu toda essa ideia e a concorrência entre Bill Gates e Steve Jobs para se chegar às estratégias e criarem suas empresas. 

Mostrou que todo começo é muito difícil e ardo. Que pessoas brilhantes tem que persistir na ideia e aproveitar a oportunidade para se lançar no mercado competitivo. Hoje temos a oportunidade de adquirir computadores, notebook e demais acessórios e programas que agiliza a navegação virtual e nos proporciona conhecimento tecnológico.

2) Qual foi o primeiro microcomputador comercialmente lançado? Por qual empresa? Esse computador teve sucesso? Porquê?

R: Altair 8800. Foi lançado pelo “Micro Instrumentation Telemetry Systems”.

O Altair de oito bits tinha 256 bytes de memória de acesso aleatório (RAM), recebia a entrada através de um banco de chaves no painel frontal e apresentava a saída por meio de uma linha de fotodiodos (LEDs). Era vendido principalmente sob a forma de kit para montagem, assim não durou muito tempo. O Altair era realmente um sistema muito simples, que não tinha muita aplicação prática, mas mesmo assim o sucesso foi gerado pelo simples fato de ter-se iniciado estímulos para o desenvolvimento de outros softwares juntamente com uma fase de barateamento dos computadores, que estudantes poderiam sonhar em ter um computador compacto e barato para uso pessoal, pois antes era de uso exclusivo de empresas pelo seu alto custo.

3) A partir do enredo do filme, relacione o avanço da microinformática com o desenvolvimento dos sistemas de informações e tecnologias de informação.

R: O filme relata a história Apple x Microsoft e de como a microinformática fez uma revolução na história da informática. Ao longo do filme se percebe várias estratégias utilizadas pelas empresas entre elas: negociação, poder de barganha, estratégias de negócio, conhecimento, liderança e agilidade. O filme mostra claramente a rivalidade entre as empresa de Bill Gates e Steve Jobs, mas no lançamento da Apple em uma feira de computadores, Gates chega a ser esnobado. A IBM se mostra ser frágil, por não dominar a tecnologia. Em 1908, é aberto o escritório da Microsoft Seattles. A Xerox criou o mouse e outros projetos e a Microsoft queria copia – los. A Microsoft também queria copiar o Windows da Apple. Steve chegou a dizer para Gates que os programas da Apple são quase iguais/copias da Microsoft. Hoje vemos que suas invenções mudarão o mundo e percorrem á gerações e é por isso que a Microsoft possui uma parte da Apple e que Bill Gates tornou-se o homem mais rico do mundo.

4) Cite duas cenas em que empresas grandes observaram tecnologias inovadoras e não lhes deram valor (cite a empresa e a tecnologia). Porque essas empresas foram incapazes de reconhecer o potencial dessas tecnologias?

R: Quando Steve apresenta o computador para a Hewlett-Packard e eles odeiam a ideia, dizendo que pessoas comuns não iam querer computadores, quando eles iam até aquele clube dos computadores empresas grandes observaram e não deram valor, e foi quando os engenheiros da empresa Xerox da Califórnia, que haviam desenvolvido invenções brilhantes como o mouse e imagens gráficas na tela do computador, foram até Nova York apresentar o que haviam feito aos chefões da Xerox e eles não entendendo nada do que estavam vendo, não deram a mínima importância para nada, achando tudo insignificante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com