TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Por:   •  25/5/2015  •  Dissertação  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste trabalho serão citadas as três etapas que compõe a ferramenta Cadeia de Valor, sendo estas Análises de Atividade, Análise de Valor e Avaliação e Planejamento.

A cadeia de valor é indispensável no processo de fabricação, por se tratar de uma ferramenta que possibilita agregar valores a seus produtos/serviços, visando atender melhor os clientes.

Para cada peça fabricada é necessário uma boa avaliação e dedicação do fabricante, dessa forma melhora a qualidade do produto, atende a necessidade do cliente e atinge os objetivos da empresa, que é torna-se uma empresa lucrativa e líder no mercado.

Autodesenvolvimento

Análise de Atividade: decompor a organização em suas diferentes atividades desde a recepção da matéria prima ou insumo, até a entrega do produto ou serviço final ao cliente. Nesta etapa inclui a análise da logística, logística Externa, Marketing e vendas e Operações. Basicamente é o caminho desde a matéria prima até a finalização do produto ou serviço. Não podendo deixar de fora que muitas vezes no meio do processo ocorre terceirizações.

Análise de Valor: depois de identificados as etapas do processo produtivo é necessário identificar aquelas que com a devida Mao de obra, com o devido emprego do material e tempo, agregam o valor que o cliente prefere e busca no produto da organização. Neste momento é possível identificar as tarefas que fazem parte do quadro de atividades, mas que não agregam valor para a peça.

Por exemplo: apertar um parafuso agrega valor à peça, que não teria o mesmo funcionamento sem o parafuso, mas o caminho que o colaborador faz para ir até o depósito para pegar uma nova caixa de parafusos não agrega valor algum à peça, mesmo que ele faça esse caminho algumas vezes por dia.

Avaliação e Planejamento: fase de conclusão da Cadeia de Valor. Basicamente é a junção do conhecimento de todas as tarefas adquiridos na Análise de Atividades com a separação entre atividades que realmente agregam valor ao produto daquelas que não agregam, feita por uma minuciosa avaliação de seus clientes para identificar o que realmente querem ao adquirir um produto ou serviço.

Chama-se cadeia de valor ao conjunto de atividades que criam valor ao cliente. Vão desde a matéria-prima, fornecedores até chegar ao consumidor final. Assim, é essencial utilizar a cadeia de valor a seu favor, para saber o quanto o consumidor esta disposto a pagar para obter vantagem competitiva.

A forma como uma organização cuida para que todos os seus processos (cadeia de valor) sejam feitos com a melhor qualidade e diferenciação gera uma grande vantagem competitiva diante de empresas que trabalham apenas com processos e baseiam-se em custos.

Considerações Finais

Creio que uma análise de valor em um processo produtivo de uma empresa, seja uma avaliação no processo desde a escolha do fornecedor, até a entrega do produto pronto ao cliente final é essencial para obter vantagem competitiva, avaliando o que é necessário para este processo e descartando o desnecessário, buscando corrigir o que impacta diretamente na qualidade do produto.

Com isto a empresa estará diminuindo suas perdas e conseqüentemente, estará produzindo mais e com mais qualidade, o que fará que seu produto chegue até seu consumidor final com mais qualidade e menor custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com