TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANO

Por:   •  4/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

TEORIAS DA PERSONALIDADE

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANO

Edilaine Farias de Oliveira


      Contar com um bom líder é imprescindível para o sucesso de qualquer equipe. É ele quem conduz os colegas ao melhor caminho para um bom desempenho profissional, visando o crescimento de cada um e da empresa como um todo. Comprometimento, responsabilidade e visão de futuro são alguns dos atributos fundamentais esperados desse colaborador.

     A função da seleção é de buscar, entre os candidatos já recrutados, os que são mais apropriados para as vagas a serem preenchidas, buscando a manutenção ou aumento na eficácia da organização e do desempenho dos profissionais. Um processo seletivo mal conduzido, como foi o caso da contratação de Mirella poderá interferir na produtividade da empresa no mercado. Enquanto que, quando bem conduzido, contribui para o atingimento de metas e sucesso da organização. Diante disso, verifica-se a importância do profissional que conduz esses processos estar alinhado com os interesses e exigências da empresa naquele momento.

Ao analisar o cenário apresentado identifiquei que a Mirella não possui um perfil de um líder. Sabemos que nem sempre um profissional que desempenha bem o seu trabalho é a pessoa mais indicada para assumir cargo de liderança. Apesar de boa profissional, Mirella quando colocada em uma posição de líder, não desempenhou um bom trabalho, pois afinal não tinha a mínima ideia de liderar pessoas, sua vida sempre foi restrita, sem interações sociais, mas comprou a ideia.

A personalidade é formada pelas características de uma pessoa que influenciam seu modo de pensar e agir e influenciam diretamente nas relações entre os colaboradores de uma empresa. Identificar o tipo de personalidade de um indivíduo no processo de recrutamento e seleção é o primeiro passo para entender a melhor forma de se comunicar com ele nas diversas situações que possam vir surgir no dia-dia. As análises de perfil pessoal contribuem para que as empresas avaliem melhor seus candidatos e para que consigam encontrá-lo mais facilmente dentro de um processo seletivo. E também é conseguir adequar as características de um profissional a um cargo específico e redirecionar para funções que sejam condizentes com suas habilidades.

A importância de se escolher um líder com capacidade de gerir é imprescindível pois ele é o responsável por gerenciar as capacidades de cada um, motivar o pessoal a trabalhar por um objetivo em comum e integrar as atividades que são realizadas separadamente com isso faz com que a empresa conquiste bons resultados. Liderar não depende apenas de habilidades e competências técnicas, saber se colocar diante das situações e gerenciar conflitos são indispensáveis para o sucesso da empresa.

Nesse caso, Mirella foi promovida por conta de suas habilidades técnicas e depois foi visto que a mesma não se enquadrava no perfil de liderança. Faltou comunicação, motivação e proximidade para impulsioná-los a trabalharem de forma proativa e dedicada, a fim de alcançarem os melhores resultados. Ao invés de motivá-los Mirella colocou os colaboradores a situações humilhantes, constrangedoras, durante a jornada de trabalho e no exercício, e isso fez com que muitos faltassem ao trabalho e consequentemente os resultados da empresa caíssem pela metade. Mirella não recebeu o devido treinamento e não foi desenvolvida para aquela função, de liderar tantas pessoas, ela não soube ouvir e nem ser imparcial, e deixou que seus conceitos pessoais interferissem no seu ambiente profissional, por isso recebeu várias acusações tão graves, que acabou interferindo na produção e nos lucros da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (314 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com