TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso superior de tecnologia em recursos humanos

Por:   •  12/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Curso superior de tecnologia em recursos humanos

PRISCILA CLARO

[pic 3]

São José dos Campos

2015

PRISCILA CLARO

Produção de Texto interdisciplinar individual

4º Semestre.

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, disciplina Gestão por competência e do conhecimento, professor Ana Céli Pavão,Rinaldo J. B. Lima Seminário V,Edinei Suzuki Semestres: 4º e 5º

[pic 4]

São José dos Campos

2015


SUMÁRIO

1 Introdução..............................................................................................04

2 Desenvolvimento....................................................................................05

3 Considerações Finais.............................................................................09

4 Referencias Bibliograficas......................................................................10

[pic 5]

São José dos Campos

2015




  1. INTRODUÇÃO

É de extrema importância a realização de treinamento para que as organizações alcancem os seus objetivos empresariais e cresçam. Entretanto, para que o treinamento efetivamente impacte os resultados organizacionais é essencial que seja feito um criterioso levantamento de necessidades e quais os tipos de treinamento a serem realizados. 
Partindo de uma abordagem teórica sobre Políticas de RH e a sub função Desenvolvimento de RH, integrada às demais funções, com foco nas diversas concepções e modelos de levantamento de necessidades de treinamento e suas inter-relações com os demais componentes do sistema, este portfólio estuda o processo de levantamento de necessidades de treinamento e investimento nos colaboradores das empresas visando aumentar a sua efetividade, contribuindo, conseqüentemente, para a maximização dos resultados organizacionais.

Segundo Lacombe (2011, p. 381) as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos. Um dos maiores receios dos gerentes, é que após ter o conhecimento adquirido seu colaborador se desligue e vá para outra empresa, fazendo desta forma, que a empresa perca o investimento no funcionário, além disso, pode beneficiar uma empresa concorrente ao contratar o colaborador que já foi treinado pela organização anterior. Este pode ser um dos maiores riscos em treinamento de pessoas, porém medidas de redução de riscos devem ser adotadas antes de iniciar um treinamento.
          O objetivo desse trabalho é demonstrar que, utilizando métodos simples de redução de riscos às empresas a médio e longo prazo sentirá o retorno do investimento em forma de produção e motivação e investirão cada vez mais em diversos tipos de treinamento, alcançando um número maior de treinados.
          Os diferentes métodos de treinamento e desenvolvimento apontados nesse trabalho são detalhados abaixo.

[pic 6]

São José dos Campos

2014


                            2.desenvolvimento

2.1 Definam treinamento e desenvolvimento.
                              Treinamento: Meio para desenvolver a força de trabalho dentro dos cargos ocupados. Otreinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades. Treinar está relacionado com “o preparo da pessoa para o cargo”.
                            Desenvolvimento: O desenvolvimento é a condição de evolução que sempre tem uma conotação positiva já que implica num crescimento ou passo para etapas ou estágios superiores. A noção de desenvolvimento então pode servir para fazer referência tanto a coisas, pessoas, situações ou fenômenos de variados tipos. Desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa da vida, para a vida e pela vida.

        2.2 Descrevam como deve ser o planejamento de um programa de treinamento de acordo com os autores consultados.
Consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários mobilizar. 
• Quantificar o treinamento necessário;
• Definir a época ideal para o treinamento;
• Classificar as necessidades quanto ao conteúdo;
• Eleger a metodologia para cada necessidade de T&D;
• Documentar os eventos de treinamento;
• Programar os eventos de treinamento;
• Identificar os recursos internos e externos a serem mobilizados;
• Orçar os investimentos; e 
• Apresentar o plano de treinamento-obter aprovação.

        2.3 Quais os tipos de treinamento que podem ser utilizados por uma empresa.
                    Treinamento on the job ou no local de trabalho.

        2.4 Diferenciem dinâmicas de Grupo e jogos aplicados em treinamento.

Jogo de Empresa e Dinâmica de Grupo são duas metodologias diferentes, sendo que para atuar com o jogo é recomendável, também, conhecimento das técnicas de dinâmica dos grupos. O jogo tem como alvo os processos empresariais, como o planejamento; e as dinâmicas, os processos grupais, que interferem diretamente nos resultados da empresa. Logo, um é auxiliar do outro. As dinâmicas são muito importantes para o desenvolvimento integral do ser humano e dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com