TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segmentação de Mercado

Por:   •  17/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é segmentação de mercado segundo Betanho?

Para a autora, é uma estratégia que consiste na utilização de um marketing diferente de qualquer outro, isto é, analisar e saber diferenciar os diversos comportamentos de cada público-alvo, contudo, é atender as necessidades de um grupo de clientes com determinada característica de compra.

2. Explique e exemplifique os seguintes tipos de segmentação de mercado de clientes finais: Geografia: A segmentação geográfica identifica o local onde se encontram seus clientes ou consumidores. Por exemplo: uma rede de restaurante/fast foods pode ter um cardápio diferenciado para cidades litorâneas ou mais quentes, com variações em relação ao que é servido em centros urbanos ou no interior. A segmentação geográfica usa parâmetros como: Estado, cidade, bairro, endereço, CEP, se é uma zona rural ou urbana, residencial ou comercial, e assim por diante.

Demografia: Utiliza dados sobre a população para segmentar o seu mercado. Por exemplo: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação, etc… Esse tipo de segmentação foi criado para saber com que tipo de cliente ou consumidor o mercado irá trabalhar, assim sendo, acertando sempre em seus desejos.

Psicografia: Está mais ligada a valores e crenças de seus clientes e consumidores. Este tipo de percepção, quando o cliente nota que compartilha os mesmos valores com uma marca, pode trazer grandes benefícios, principalmente no que se refere a fidelidade e lealdade, podendo gerar inclusive advogados da marca, isto é, clientes que a defendem de críticas e fazem recomendações para seu círculo de contatos.

Comportamento: Com esta segmentação é possível determinar padrões de uso que ajudam a definir ações promocionais mais assertiva, desenvolver novos atributos em produtos e serviços e personalizar a experiência de consumo de seus clientes. Normalmente usa parâmetros como frequência de uso, sensibilidade ao preço, benefícios procurados, grau de lealdade ou fidelidade à marca e prontidão para comprar.

Benefício: Esta é estabelecida em função dos diversos benefícios que o consumidor deseja encontrar no produto; é uma segmentação difícil de fazer, pois um mesmo produto pode apresentar uma série de benefícios diferentes em função do grupo pesquisado. Ou seja, o público-alvo que pode ser atingido através desta segmentação acaba sendo muito amplo.

3. Explique e exemplifique os seguintes tipos de segmentação de mercados organizacionais:

Demografia: Este tipo de segmentação é o mais comum em razão das preferências e taxas de uso de um produto estar associadas às variáveis demográficas. Setores/ramo de atuação; porte da empresa; localização.

Operacionais: Tecnologia utilizada; status de usuário e não usuários; capacidade dos clientes.

Abordagem de Compras: Organização da função de compras; estrutura de poder (ex.: empresas em que predomina a engenharia, ou finanças); natureza dos relacionamentos existentes (ex.: empresas que já possuem forte relacionamento ou outras não atendidas); políticas gerais de compras (ex.: empresas que preferem leasing, contratos de serviço, propostas lacradas ou outros); critérios de compra (ex.: empresas que buscam qualidade, serviço ou preço).

Fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com