TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seis Sigma e o Balanced Scorecard (BSC)

Por:   •  30/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O Seis Sigma e o Balanced Scorecard (BSC) são ferramentas de gerenciamento que auxilia no processo de tomada de decisão organizacional. Com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, estar bem posicionado no mercado pode representar um diferencial que define a sobrevivência das empresas. Abordaremos neste trabalho os conceitos e as características dessa ferramentas.

Seis Sigmas

Os Seis Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores. Sua estratégia tem como objetivos:

Definir - definir o processo e o produto a ser melhorado, objetivos e metas a serem alcançados, o desempenho, equipes etc.

Medir - mensurar e quantificar o problema utilizando indicadores e estatísticas que demostre o nível atual de qualidade, custo produtividade etc.

Analisar - identificar as causas problemas e priorizar as melhorias a serem feitas.

Melhorar - propor, avaliar e implantar/programar ações e soluções para eliminar causas identificadas do problema.

Controlar - quais ações são necessárias para sustentar as melhorias.

Estratégia de Aplicação:

o Melhoria do processo: desenvolver soluções para eliminar as causas raiz dos problemas de desempenho;

o Projeto: Substituir parte ou todo produto;

o Gerenciamento do projeto: os processos são documentados e gerenciados com medições em todas as etapas;

Para se ter sucesso no Programa de Seis Sigma é necessário acompanhamento contínuo de todos os processos de produção.

Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade?

Atualmente, com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, a busca pela excelência tem sido cada vez maior e os clientes tem se tornado cada vez mais exigente. Um administrador tem que ser capaz de difundir uma visão comum e induzir ações relevantes para se atingir o sucesso empresarial. BSC é visto como uma ferramenta organizacional que tem início na visão da empresa, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias assim ajudando administração a alcançar seus objetivos e o sucesso da empresa. Já os Seis Sigmas é a ferramenta estratégica que gerencia os processos e produtos, e possibilita acoplar melhoria de qualidade e de otimização de resultados financeiros. Sendo capaz também de auxiliar no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor. As duas ferramentas estão relacionadas a gestão estratégica e gestão pela qualidade, na seguinte concepções: Procura desenvolver um entendimento da missão e da estratégia, na busca de seus objetivos.

Estudo de Casos

As empresas têm a cada dia tentando se adequar ao mercado e às exigências dos clientes que a cada momento querem algo que não apenas atendas às suas necessidades, mas que superem suas expectativas. E foi pensando em melhorar seus processos, produtos e serviços que a Motorola desenvolveu a ferramenta Six Sigma. Em 1986, a empresa estava enfrentando alguns desafios sérios. Ela lutava para competir com as empresas estrangeiras e percebeu que seus produtos estavam muito ruins. E foi neste ano que o engenheiro de qualidade Bill Smith. A meta do presidente da Motorola era, em cinco anos, melhorar 10 vezes mais seus produtos e serem aceitos pelos clientes. Com a implantação do Six Sigma a Motorola conseguiu em dois anos atingir sua meta e recebeu premiação por melhorar seus processos e seus produtos.

No caso da Visanet, empresa que processa as transações realizadas com cartões visa, aderiu ao BSC em outubro de 2002. Seu uso começou em agosto de 2003, quando o mapa estratégico que descreve os objetivos essenciais à concretização da estratégia, a relação entre eles e a forma como os resultados serão medidos foi elaborado. A Visanet tinha uma tarefa difícil pois os principais acionistas da empresa são o Banco do Brasil, Bradesco e Abn Amro Real são também clientes (emitem os cartões) e fornecedores de serviços (credenciam os estabelecimentos comerciais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com