TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Recursos Humanos Estratégico

Por:   •  31/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

                                                                             

  Andressa de Souza Lima

                                                                    Anne Kelly Paula Taveira

                                                                    Enmilly Cristina Ribeiro Brito

  Tutor: Jeová Bezerra de Vasconcelos

RESUMO

O trabalho é baseado em uma pesquisa descritiva e exploratória de recursos humanos estratégico, trazendo o resultado de uma pesquisa feita na empresa Cis Eletrônica da Amazónia e comparando se utiliza o método RH tradicional ou estratégico, abordando as mudanças dos recursos humanos dentro das organizações e como o setor deixou de ser burocrático a ser uma peça importante , a pesquisa permite compreender que a estratégica organizacional utilizando os métodos e ferramentas de gestão contribuem um alcance maior dos seus objetivos tendo vantagens competitivas . O objetivo do artigo é demonstrar que após as mudanças desse departamento a nova visão desse setor tem acesso a toda organização facilitando o desenvolvimento de talentos e agregando satisfação dos clientes e dos empregados.  

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é propor uma reflexão sobre a importância de um Recursos Humanos estratégico nas organizações e demonstrar a diferença de uma gestão tradicional para a estratégica.

 Onde o tradicional foca nos procedimentos básicos de seleção, contratação e treinamento dos funcionários e o estratégico busca alinhar esses pontos aos objetivos de cada setor da organização otimizando os processos de decisões utilizando de tecnologias, dados e indicadores que auxilia o crescimento e a rentabilidade do negócio.

Segundo Motta (1993), o mundo contemporâneo apresenta-se bastante complexo e ambíguo. Esta ambiguidade é caracterizada por mudanças extremamente velozes, instabilidades permanentes e de alta imprevisibilidade.

Este contexto pressiona as organizações e torna complexa a tomada de decisões, sendo indispensável coordenação de ações e a previsão das consequências.

Elias (2011, p 14) ressalta que as estratégias se formam conforme a área de Recursos Humanos é articulada com foco nos resultados mensuráveis da organização, sendo capaz de agregar valor ao negócio e às pessoas, participando de um gerenciamento de ações que facilitem a qualidade de produtos, serviços e resultados.

A empresa entrevistada utiliza o método de RH tradicional lidando com o recrutamento, banco de horas e folha de pagamento, mas que passa por mudanças para se adaptar à nova visão de mercado.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Muitas das empresas bem-sucedidas do mundo estão repensando o papel que RH desempenha em suas estratégias de negócios.

A nova exigência global é que as organizações estejam constantemente inovando, dito de outra forma, empresas que desejam permanecer competitivas devem ser flexíveis, reagir rapidamente às mudanças do mercado e levar em consideração o comprometimento de sua força de trabalho.

“A área de RH passou por evoluções no sentido de exercer outros papéis dentro de uma organização, e com isto, pode explicitar mais resultados para o negócio e agregar valor aos empregados’’, como citado por Dutra (2006 p.14).

Gestores de recursos humanos devem ampliar sua visão e criar uma gestão estratégica que englobe tanto a empresa quanto o mercado em que atua, em vez de se ater ao modelo de departamento limitado que não reconhece o RH como parte de um sistema altamente complexo.

Atualmente com as mudanças na estrutura do RH, torna-se um dos setores que merece atenção, porque suas práticas estão ligadas não só aos colaboradores, mas também à expansão da empresa, por isso chamamos de RECURSOS HUMANOS ESTRATEGICOS.

Essas mudanças no setor trouxeram mais valorização, apoio, reconhecimento das competências e interesse dos funcionários.

Para Chiavenato (1999, p. 2), o significado de RH ou Gestão de pessoas tem possíveis três significados diferentes:

1. RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios, etc.

 2. RH como prática de recursos humanos: RH se refere ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamentos, remuneração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho.

3. RH como profissão: RH se refere aos profissionais que trabalham em tempo integral em papéis diretamente relacionados com recursos humanos, a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho, etc.

Essas atribuições estão relacionadas, principalmente, à demanda e característica de cada empresa, bem como sua necessidade. Cada gestor de RH deve adequar suas práticas à personalidade e ao perfil dos membros de sua equipe e da empresa como um todo.

No entanto, as responsabilidades do RH estratégico vão muito além das funções administrativas pelas quais ele é comumente conhecido, como admissão e desligamento de colaboradores, folha de pagamento e benefícios.

Nessa nova estrutura de RH tem como foco: inovação de sistema, melhoria de processos internos, vantagem competitiva, promover uma cultura empresarial unificada e produtiva é essencial, melhorar o engajamento dos funcionários e produtividade dentro da empresa.

O maior obstáculo é descobrir como quantificar todos diferentes fatores que contribuem para o real resultado dentro da organização.

São pontos para ter um RH mais estratégico: Poderá atuar como um local onde os líderes são desenvolvidos as habilidades são aprimoradas, recrutamento de novos talentos e assistência com o design da organização pois o RH trabalha direto com CEO, diretoria e líderes afim de avaliar e especificar o mais eficaz em estruturas organizacionais, estilos de gestão e procedimentos internos.

Um bom RH pode gerenciar riscos operacionais, estratégicos enquanto mantém relações de trabalho positivas com pessoas.

[pic 2]

Figura 1–Formulação da estratégia organizacional

Fonte: CHIAVENATO, 2010.

 A imagem 1 apresenta o passo a passo de o que se deve ter em uma empresa para criar uma estratégia organizacional.

“Uma a estratégia requer, como tal, a plena implementação de todos os métodos necessários à sua execução nos níveis estratégico, tático e operacional. As duas principais preocupações de uma estratégia são viabilizar o crescimento do negócio e manter lucratividade.’’ (FARIAS, 2007).

Nesse sentido, o RH estratégico é fundamental para que as empresas reavaliem seus processos decisórios e explorem alternativas viáveis para se manterem competitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com