TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia ( Selic)

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3

Passo 1

Taxa Selic:

        A taxa de juros equivalente à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia ( Selic) para títulos federais de 2015, aplicável no pagamento, na restituição, na compensação ou no reembolso de tributos federais, exigível a partir de 1º de março de 2015 é de 0,82%.

Etapa 3

Passo 2

1.1

        Existem diversas técnicas de Análise de Investimentos. As mais utilizadas são:

        VPL= Valor Presente Líquido (NPV- Net Present Valve ): Essa técnica de análise procura avaliar em valor atual, todos os fluxos de caixa pertinentes a um determinado projeto de investimento. Ou seja, contrapõe, sempre em valor presente, os desembolsos que o investidor deverá realizar aos retornos que ele terá na forma de fluxos de caixa líquidos.

        Para utiliza-lo é necessário construir um fluxo de caixa do projeto, tendo como principais componentes: Investimento Inicial e Investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno e Valor residual do  investimento se houver.

        Esse método utiliza os princípios da matemática financeira, calculando o valor Presente do Fluxo de Caixa do Investimento. O VPL é chamado de líquido pois considera o Fluxo total com as saídas (investimentos) e entradas ( retornos) descontadas uma Taxa de Atratividade.

        Payback= Período de Retorno. É a avaliação do tempo que o projeto levará em retornar o total do investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o payback, mais viável será o projeto. Portanto o payback  sempre deverá ser mensurado em tempo (dias, meses, anos) quanto menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento.

        TIR= Taxa Interna de Retorno, em inglês IRR (Internal Rate of Return), é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa.

        Sendo usada em Análise de Investimentos significa a taxa de retorno de um projeto.

        A Taxa Interna de Retorno de um investimento pode ser:

TIR- maior do que a Taxa Mínima da Atratividade, significa que o investimento é economicamente atrativo. TIR > TMA= VPL (+).

TIR- igual a Taxa Mínima da Atratividade, significa que o investimento está economicamente numa situação de indiferença. TIR = TMA= VPL (0).

TIR- menor do que a Taxa Mínima de Atratividade, o investimento não é economicamente atrativo pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento com o mínimo de retorno. TIR- < TMA= VPL(-).

        Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno, a Taxa Interna de Retorno é a taxa de juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor presente das saídas de caixa do investimento.

        TMA- Taxa Mínima da Atratividade, é uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que uma pessoa se propõe a pagar quando faz um financiamento.

        Esta taxa é formada a partir de três componentes básicos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (110.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com