TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SELIC: *sistema especial de liquidação e custódia*

Por:   •  10/2/2019  •  Exam  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

Taxas

SELIC: *sistema especial de liquidação e custódia*. O governo precisa de dinheiro para manter o estado, ele pode arrecadar através de imposto ou também através do Tesouro Nacional, que é uma forma de arrecadar recursos para pagar suas dívidas. Para conseguir arrecadar ele emite títulos públicos em que sua grande maioria é comprada pelos bancos. Por lei, todo banco é obrigado a depositar uma taxa de seus depósitos no Banco Central, isso para evitar e controlar o excesso de dinheiro em circulação. Dependendo do volume diário de saques e depósitos em um banco, ele pode terminar com uma % maior ou menor do que deveria ter no Banco Central, e como os bancos tem obrigação de respeitar a % estabelecida, eles têm que pegar empréstimo de outros bancos, sendo eles de 24h e com isso eles oferecem como garantia títulos públicos adquiridos do Banco Central. O Banco Central estipula essa taxa SELIC a cada 45 dias.

Há a taxa SELIC Over: É a média das transações feitas em todos esse sistema SELIC lastreadas em títulos públicos federais. É a taxa de juros praticada quando um banco empresta dinheiro pro outro usando como garantia os títulos. Quando é feita essas transações é gerada uma taxa. Eles decidem uma média ponderada com base em suas operações diárias. (Na pratica sempre está 0.10 ou 0.11 abaixo da META)

E a taxa SELIC Meta: Taxa estabelecida pelo COPOM. Que é a SELIC normal, a taxa básica de juros do Brasil. A menor taxa de juros que existe no Brasil. Ela regula todas as outras taxas.

  • Uma taxa é estabelecida pelo mercado com base em suas próprias negociações e outra é definida para equilibrar o mercado.

O aumento de diminuição dessa taxa no Brasil tem profunda importância na economia e por isso necessita de um conselho transparente e confiável para decidir seus rumos, sendo ele o COPOM. (Conselho de Política Monetária).

Como influencia a economia: Quando a SELIC aumenta, os juros dos produtos e serviços também aumentam, então as pessoas tendem a comprar menos. Comprando menos, há um maior número de produtos no mercado e com isso os preços tendem a diminuir e assim causa uma estabilização da inflação.

Também pode ser um grande incentivador para as pessoas investirem seus dinheiros, já que quando a SELIC aumenta, o rendimento acaba sendo maior e as pessoas tendem a preferir investir seu dinheiro do que comprar imediatamente. Isso influencia a inflação, pois as pessoas acabam consumindo menos e os preços abaixam.

Ou:

É a taxa básica de juros. Quando a taxa está baixa você paga menos juros. Ela é votada pelo Conselho de Política Monetária do Banco Central (COPOM), sendo escolhida uma taxa de equilíbrio para a economia, para equilibrar/controlar a inflação. Isso é feito através de compra de títulos para influenciar o mercado, por ex: Um título público custa 800 reais e paga 1000 reais daqui um ano, tendo juros de 25% a.a. Se o BC quer fazer essa taxa subir para equilibrar com a inflação, ele aumenta a oferta de títulos no mercado vendendo os títulos que já tem posse e pela lei da oferta e demanda o preço cai, daí todo mundo compra pois está mais barato. Assim, aumenta os juros (valor investido x valor que será recebido), logo o BC induz assim uma nova taxa SELIC. Se o BC quiser baixar a taxa SELIC, ele vai ao mercado e compra títulos públicos de outros bancos, aumentando a demanda e consequentemente o preço, diminuindo os juros.

Como influência nossas vidas? A taxa de juros varia de acordo com o prazo e o risco de inadimplência de um empréstimo, quanto maior o risco maior a taxa. Os empréstimos de um dia pro outro de um banco, lastreados em títulos públicos, possui um baixíssimo risco, por isso a SELIC é a taxa básica. O banco usa a taxa para calcular os empréstimos mais arriscados. Sobe a SELIC, sobe as outras taxas. A taxa do seu empréstimo no banco é bem maior que a SELIC, já que não é garantido e possui bem mais dias.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

IPCA: *índice de preços ao consumidor amplo* É o indicador mais amplo de inflação no Brasil. Inflação é o excesso de demanda sem oferta, governo emite dinheiro a mais sem lastro. Consumo x monetário. É a desvalorização do dinheiro. 

O CMN (Conselho Monetário Nacional) estabelece no início do ano qual será a meta de inflação do ano e o Banco Central tenta acançá-la. Anda junto com a taxa SELIC, quando a inflação baixa, o BC vai e abaixa a taxa SELIC também, quando a inflação aumenta, o BC aumenta a SELIC. Ele faz isso pois com a taxa de juros alta, as pessoas compram menos e quando as pessoas compram menos há tendência dos preços abaixarem, e quando os preços abaixam a inflação diminui e quando a inflação diminui a SELIC diminui também.

IBGE faz o acompanhamento de preços através de uma cesta de produtos e serviços.

Para os investimentos, o que vale é o percentual de diferença entre as duas taxas. Se lá atrás a SELIC estava 14% e a inflação 10%, então você ganha 4%. Se hoje em dia a taxa está 6,75% e a inflação está 3%, você ganha 3,75%, não mudou muito.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

CDI: *certificado de depósito interbancário* Empréstimo de dinheiro dos bancos entre si. Não é um tipo de investimento e sim tipo de taxa cobrada quando emprestam dinheiro entre si, usando como garantia seus títulos privados. Sempre muito próximo a SELIC.

Investimentos

Renda Fixa: Ao investir em renda fixa você está emprestando dinheiro ao emissor do título, podendo ser o governo ou instituições privadas. Possui remuneração paga em intervalos definidos e com condições definidas. Possui data de vencimento e indicador de rentabilidade. (Taxa SELIC e IPCA)

Quem emite os títulos públicos é o Tesouro Nacional. LCI, LCA e CDB são os bancos. LC as financeiras. Cada um deles tem um valor mínimo de investimento, os públicos têm o menor deles (70,00 reais) e os privados os maiores. (3.000 reais).  Títulos públicos tem menor liquidez, os privados somente no vencimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com