TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Financeiro Brasileiro

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNA: Hérica Caroline Dantas Fernandes                   MATRÍCULA: 201104240050

DISCIPLINA: Mercado de Capital

ATIVIDADES 01

Unidade 1:  O Sistema Financeiro Brasileiro

1. Objetivos da Unidade 1

Nesta unidade você vai conhecer a evolução e a estrutura do Sistema Financeiro da forma como utilizamos hoje. Vai conhecer as instituições que fazem parte desse sistema e suas principais finalidades e a divisão (segmentação) dos mercados financeiros.

2. Atividades da semana 1

Caro aluno, leia atentamente a unidade 1 do módulo de estudos e responda as seguintes questões, que visam o aprendizado e retenção dos conceitos.

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

Esta atividade é individual e deverá ser enviada via plataforma até a data prevista.

1. Qual o papel dos investimentos no contexto social?

R.: Os investimentos no contexto social são os grandes impulsionadores da economia que, conseqüentemente, beneficia a sociedade de um modo geral.

2. Quais os caminhos para a capitalização das empresas?

R.: A capitalização corresponde ao valor total das ações negociáveis da empresa, considerando-se a cotação dessas ações no mercado, para ela há três pontos a serem considerados, são eles:

  • o autofinanciamento- onde as empresas geram seus próprios recursos;
  • o financiamento por parte do mercado financeiro e de capitais;
  • O auxílio do governo, que contribui por meio de tributos, assim como por meio de outros mecanismos.

3. Qual a função dos mercados financeiros?

R.: Os mercados financeiros desempenham papel fundamental na economia, tendo por função canalizar os recursos de pessoas que poupam recursos ,para aqueles que desejam gastar mais do que sua disponibilidade, quer seja na forma de consumo ou investimento.

4. Qual o papel do mercado de capitais no financiamento das empresas?

R.: O mercado de capitais desempenha papel muito importante no processo de financiamento das empresas. É ele que oferece diversos instrumentos de financiamento a médio e longo prazo para suprir as necessidades dos agentes econômicos, além de oferecer financiamento com prazo indeterminado, como as operações que envolvem a emissão de ações. 

5. Qual o papel das telecomunicações no sistema financeiro?

R.: O papel das telecomunicações no sistema financeiro decorre da funcionalidade que apresenta em relação à reestruturação das economias, na medida em que articulam as tendências atuais de desenvolvimento do processo produtivo e do processo social. Dessa maneira, a importância das telecomunicações torna-se fundamental, tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista econômico, já que constituem fontes de transformação constantes.

6. Quais foram os primeiros passos para a criação de um Banco Central no Brasil?

R.: Até o ano de 1945, não existia nenhuma organização institucional para o controle da oferta de moeda, sendo todas as funções relacionadas as atividades monetária exercidas pelo Banco do Brasil. Por meio do Decreto nº 7.293, o presidente Getúlio Vargas criou a Superintendência da Moeda e do Crédito, com o objetivo de controlar o mercado financeiro e preparar o terreno para a criação de um Banco Central.

         Foi no mês de dezembro de 1964, por meio da  Lei de nº 4.595 que foi criado o Banco Central do Brasil.

7. Dentre as reestruturações que foram realizadas a partir da década de 1980, tivemos a ampliação do SPB. Qual a contribuição desse sistema para o mercado financeiro brasileiro?

R.: O SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) desempenha um papel fundamental para o sistema financeiro e a economia de uma forma geral, tem por função básica permitir a transferência de recursos financeiros, o processamento e liquidação de pagamentos para pessoas físicas, jurídicas e entidades governamentais. Toda transação econômica que envolva o uso de cheque, cartão de débito, cartão de crédito, por exemplo, envolve o SPB. O sistema apresenta alto grau de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em substituição aos instrumentos baseados em papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com