TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Orçamentário Brasileiro e Financeiro

Por:   •  3/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

        

Disciplina:Finanças Públicas

Aluno: Jennifer Eulálio                                                RA: 2200717136050

Tutora: ROSMERI APARECIDA DALAZOANA GEBELUKA

Turma: EGP – Turma 2017 – Polo Curitiba

ATV 3da U3–Sistema Orçamentário Brasileiro e Financeiro

1) Exponha os principais tipos de orçamento e suas principais características? Qual deles se destaca em termos de eficiência no gasto público?

R: Orçamento Tradicional: se estabelecia a previsão da receita e a autorização das despesas para o período de um ano. Orçamento do período da ditadura militar, sua elaboração não se levava em consideração atender às reais necessidades da sociedade e da administração, nem mesmo os objetivos econômicos e sociais.

Orçamento Programa: É um dos instrumentos de planejamento que permite identificar os programas, os projetos e as atividades que a Administração Pública pretende realizar, além de estabelecer os objetivos as metas, os custos e os resultados esperados e oferecer maior transparência dos gastos públicos. É desenvolvido por meio de procedimentos que buscam a máxima racionalidade no emprego do dinheiro público, escolhendo critérios baseados no estabelecimento de prioridades, adequando os recursos humanos, materiais e financeiros, de que se pode dispor, com a implementação de soluções apresentadas.

Orçamento Participativo: Tem como finalidade identificar as receitas previstas e as despesas fixadas. Permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre as prioridades que devem constar nos orçamentos públicos que atendam suas necessidades.

Geralmente o que mais se discutem nessas audiências são as necessidades de investimentos pelas prefeituras municipais. A principal finalidade do OP é retirar o poder de uma elite política/burocrática, transferindo diretamente para a sociedade.

Orçamento Voltado para Resultados: Tem como objetivo criar meios que proporcionem a mensuração do desempenho das metas estabelecidas no PPA, como por exemplo, impactos desejados dos serviços prestados à sociedade sobre as estruturas sociais, as condições de saúde dos cidadãos, a redução da criminalidade, quantos estudantes recebem ensino, pacientes tratados em hospital público, pagamento de benefícios, entre outros. A ideia do modelo surgiu a partir de 1970, em meio às crises econômicas e excessivo endividamento governamental, como um reconhecimento do que era preciso “gastar melhor” e não “gastar mais” e tem como destaque o que é realizado e não o que é gasto, ou seja, quais os resultados alcançados pelas despesas realizadas.

O que se destaca em termos de eficiência em gastos públicos é o Orçamento Voltado para Resultados, onde o princípio é “gastar melhor” e não “gastar mais”, voltado para resultados de Políticas Públicas, como citado acima.

2) O gestor público necessita seguir certas regras de conduta, denominadas de princípios, ao planejar e executar o sistema orçamentário. Cite e explique no mínimo seis desses princípios norteadores?

R:

Ordem

Princípio

Significado

Fonte

01

Unidade

Determina que o Orçamento seja único para cada um dos entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), onde possa englobar todas as atividades do Executivo, compreendidas as da Administração direta e indireta e do Legislativo, cuja finalidade é evitar múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política.

Art. 2º Lei 4320/64

02

Exclusividade

Não pode ocorrer nada de estranho à previsão da receita e a fixação da despesa (Ex. Criar Cargos - Reposição Salarial - Instituir Tributos).

§ 8o Art. 165 da CF/88

03

Universalidade

O orçamento deve conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

Caput Art. 2º Lei 4320/64

04

Anualidade

O Orçamento tem vigência por todo o exercício financeiro, que se inicia em 01 de janeiro e termina em 31 de dezembro.

Art. 34 da Lei 4320/64.

05

Orçamento Bruto

Determina que as receitas e despesas devam ser registradas na LOA pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções.

Art. 6o da Lei 4320/64.

06

Legalidade

Tem como fundamento que cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar, ou seja, se subordina aos ditames da lei.

Caput do Art. 37 da CF/88

07

Equilíbrio

Do ponto de vista financeiro, deverá manter o equilíbrio entre receita e despesa.

Arts da LRF

3) Qual é a importância de um sistema de classificação do ponto de vista orçamentário? E quais são os cinco objetos fundamentais desse sistema?
R:
É o possibilitar a análise e a avaliação dos ônus e benefícios dos programas de governo, bem como de estudar o impacto dos gastos públicos na economia. É uma das medidas mais importantes na administração pública. Essa importância decorre da estrutura de classificação de constituir o marco para adoção de decisões em todo o processo orçamentário.

São os objetivos fundamentais:

a. Facilitar a análise dos efeitos econômicos e sociais das atividades governamentais

b. Facilitar a formulação dos programas que o governo elabora para cumprir suas funções

c. Contribuir para uma efetiva execução do orçamento

d. Facilitar a contabilidade fiscal; e

e. O acompanhamento pelos cidadãos com parte do controle social.

4) A variável receita é fundamental no processo de elaboração de uma peça orçamentária. Segundo a Resolução 1121/08 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), quais são as movimentações que estão abrangidas em receitas? 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com