TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Seis Sigma é considerado um dos principais temas da Qualidade Total

Por:   •  4/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Seis Sigma

Curso: Administração

            Aluna: Marina Elisa Cubilla do Amaral

           Professor: Renato Fernandes

           3º Período

           Turno: Noite

           

O sistema Seis Sigma é considerado um dos principais temas da Qualidade Total, foi criado em 1987, por Bill Smith, um funcionário da Motorola que na época tentava diminuir o prejuízo da empresa que chegava a aproximadamente 900 milhões por ano e devido ao sucesso outras empresas globais passaram a usar a ferramenta, como a GE (General Eletrics). Sua eficácia tornou-se popular em todo o mundo.

O caso da GE foi considerado o caso de maior sucesso da utilização da ferramenta Seis Sigma, sendo aplicada em todos os processos da empresa na qual tinha por trás de sua implementação o presidente da empresa Jack Welch.

O termo Seis Sigma foi originado do símbolo “Sigma”, que significa uma medida de variabilidade utilizada para indicar quanto dos dados mostrados estão inseridos nas condições dos clientes. Quanto maior o sigma, melhor o produtos ou serviço produzido. Numa outra visão, menores serão os defeitos apresentados por estes produtos e serviços. A Sigma se refere à frequência com que determinada operação usa mais que o necessários para satisfazer o cliente, podendo determinar uma taxa de desperdício por operação. 

O Seis Sigma é um sistema definido com um conjunto de atividades que foram desenvolvidas para que os processos da empresa fossem elevados ao máximo, e os defeito que são chamados de não conformidades fossem corrigidos. Essa tática visa obter resultados de qualidade e financeiros, a fim de promover mudanças significativas nas empresas produtos e serviços. O foco principal do Seis Sigma é a satisfação dos clientes.

A não conformidade é o aquilo que não está em conformidade com o esperado dentro da empresa. Pode ser um produto ou um serviço feito incorretamente além de outros. Para identificar uma não conformidade é importante que haja dentro da empresa um sistema de gestão de qualidade que tem como uma de suas responsabilidades a realização de auditorias as quais poderão sinalizar as falhas nos processos.

 Ainda sim algumas empresas que possuem o sistema de qualidade, não conseguem lidar com as não conformidades, pois tem dificuldade em solucionar o problema, já que não sabem a quem incumbir à responsabilidade de criar uma forma de corrigir os erros. Assim a demora em corrigir uma não conformidade pode causar a insatisfação do cliente e consequentemente o andamento da empresa.

Para corrigir não conformidades de forma eficaz existem ferramentas que podem ser utilizadas, como a GUT ou 5W2H. A GUT pode dizer a gravidade, a urgência e a tendência do problema. A 5W2H direciona o que, o porquê, onde, quando, por quem e como será feito e quanto custará realizar esta atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (106.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com