TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Qualidade: Seis Sigma Na 3M Do Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Qualidade: Seis Sigma Na 3M Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de Qualidade: Seis Sigma na 3M do Brasil

Seis Sigma é um método organizado para melhoria de processos, desenvolvimentos de produtos e serviços, baseia em métodos estatísticos e científicos para redução drástica dos defeitos definidos pelo cliente.

Na 3M a Seis Sigma fornece uma linguagem acessível a todos dentro da empresa facilitando a obtenção de resultados, a 3M então mudou todos seus processos para o sistema Seis Sigma, visando aumentar a competividade e melhorar a eficiência, com a implantação da metodologia o processo foi aperfeiçoado, trazendo benefícios significativos incluindo clientes mais satisfeitos, crescimento das vendas, diminuição de custos, maior circulação de dinheiro, e uma organização mais rápida.

Tudo que é feito envolve um processo, desde desenvolvimento de novos produtos até o processamento de ordens dos clientes.

Cada processo possui variação, e pode gerar um resultado inesperado, toda variação é esperada, porém em excesso pode gerar defeitos, não atendendo as expectativas dos clientes. Reduzir essa variação é o objetivo da equipe do projeto Seis Sigma da 3M.

A estratégia adotada pela 3M na implantação do Seis Sigma é agressiva e enérgica buscando rapidamente o resultado. Essa implantação teve um ritmo acelerado e na 3M do Brasil segui 6 fases preliminares:

1- Estudo e ganho do conhecimento sobre o Seis Sgma;

2- Identificação de um projeto em cada uma das áreas;

3- Analise dos ganhos potenciais e melhorias;

4- Treinamento do pessoal envolvido;

5- Apresentação dos resultados dos treinamentos;

6- Identificação dos resultados de toda a empresa.

Fazes da implantação do Seis Sigma na 3M do Brasil

Para alcançar as metas é necessária à ajuda dos funcionários, e a empresa conscientizou os mesmos para se familiarizarem com os procedimentos da nova metodologia.

Os objetivos desta nova metodologia são direcionados em três áreas estratégicas: aceleração do crescimento; redução de custos; e melhorar o gerenciamento de verbas, tendo como objetivo final uma comercialização mais rápida em tempo reduzido, aumento da produtividade e diminuição de custos e melhor aproveitamento de capital.

O plano da implantação de do Seis Sigma é transformar os negócios, melhorar os processos, solucionando os problemas com a absorção dos funcionários com a metodologia.

As vantagens do Seis Sigmas traz para a empresa redução de 80% nos desperdícios.

Projetos na 3M do Brasil

Com o objetivo de reduzir o percentual de perda da uma família de fitas elétricas, foi desenvolvido um projeto Seis Sigma para esta necessidade, na qual a meta era uma redução de 17,9% de perdas e um ganho de 30% no valor unitário da fita elétrica.

O projeto utilizou a metodologia DMAIC como base de seu Desenvolvimento divide em cinco fases.

Primeira fase: Definir, identificar problemas e objetivos do projeto.

Segunda fase: Medir, identificando 239 variáveis de entrada, e através de ferramentas estatísticas foram selecionadas 58 variáveis críticas do processo, e são realizadas auditorias para comprovar a veracidade das 58 variáveis.

Terceira fase: Analisar, foram estudadas as 58 variáveis críticas do processo através da ferramenta Multi Vari, onde foi selecionada 14 variáveis criticas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com