TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Gestão de Pessoas

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

1 RECURSOS HUMANOS E A SUA IMPORTANCIA NAS ORGANIZAÇÕES

A área de Recursos Humanos vem se modificando cada dia, pois tende a acompanhar a evolução na administração e gestão das empresas em uma economia globalizada num mundo ligado pela tecnologia da comunicação. Muitas organizações brasileiras estão preocupadas com esta questão e, procuram meios e formas de alcançar o melhor modo de se atualizarem para não ficarem de fora do mercado.

A administração de Recursos Humanos é uma área focada às políticas e práticas empresariais para administrar pessoas em seus ambientes de trabalho e por ser multidisciplinar ela agrega a Sociologia Organizacional, a Psicologia do Trabalho, o Direito Trabalhista, a Medicina do Trabalho, Engenharia do Trabalho, o Serviço Social entre outro (FIDELIS & BANOV, 2006).

Segundo Fidelis & Banov (2006, p.18), as estrutura de Recursos Humanos varia de organização para organização de acordo com seu histórico e suas necessidades. Os setores que aparecem no planejamento estratégico de Recursos Humanos são:

• Recrutamento e Seleção (R&S): Busca informações sobre vagas disponíveis na empresa e o perfil que o candidato deve ter para ser aprovado. Divulga a vaga e escolhe o candidato mais adequado á vaga.

• Cargos e Salários: Responsável pela descrição e avaliação dos cargos, pesquisas salariais, estruturas salariais, sistema de renumeração, políticas salariais e planejamento de carreira.

• Departamento de Pessoal: Responsável pela admissão e demissão de empregos, registros e documentos legais, aplicação e manutenção das leis trabalhistas e previdenciárias, folha de pagamento, normas disciplinares.

• Relações Trabalhistas e Sindicais: Responsável pelas negociações trabalhistas e sindicais, acordos e convenções coletivas de trabalho, paralisações e outros reflexos capital x trabalho.

• Treinamento e desenvolvimento (TED): Responsável pelo planejamento de técnicas de treinamento, desenvolvimento, capacitação profissional, avaliação do desempenho dos colaboradores.

• Higiene do Trabalho: Responsável pela saúde e higiene do trabalhador.

• Serviço Social e Benefícios: Responsável pela assistência social aos trabalhadores e esclarecimentos sobre os benefícios existentes dentro da empresa.

• Serviços Gerais: Responsável pela segurança patrimonial, brigada de incêndio, administração do restaurante ou refeitório da empresa, ambulatório médico, posto bancário, cantina, jardinagem, limpeza etc.

Segundo Chiavenato (2004, p. 19), o termo Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas pode se referir a:

[...] Um departamento de unidade operacional que presta serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, renumeração, comunicação, higiene, segurança no trabalho, benefícios ,assim como uma prática, que refere-se ao modo que as empresas operam as atividades de descrever cargos, recrutar, selecionar, treinar, renumerar ,motivar, avaliar, entre outras funções, também é uma profissão que engloba os profissionais que trabalha diretamente com Recursos Humanos, como: selecionadores, treinadores, administradores de salários, engenheiros de segurança, médicos do trabalho etc.

De acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com