TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Informação

Por:   •  20/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem intuito de compreender os sistemas de informação financeiros, de modo que possa ser usado na organização e obtendo melhoria no desempenho operacional. Onde um sistema de informação financeira refere-se a um sistema que coleta e analisa dados financeiros permite que uma empresa possa fazer suas tomadas de decisões nos setores financeiros e contábeis. Permitindo que a empresa execute inúmeras avaliações no seu setor.

O Sistema de Informação auxilia não só no setor financeiro como em muitas outras áreas, coletando e fornecendo dados e informações para os gestores auxiliando assim nas suas tomadas de decisões. Visando assim que um SI é uma importante ferramenta no mercado que vivenciamos nos dias de hoje.

Foram realizadas pesquisas bibliográficas e na internet para desenvolvimento do mesmo. O trabalho se distingue em sistemas de informação, sistemas de informação financeira e seu exemplo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1.1 Sistemas da informação:

Os sistemas de informação é uma ferramenta que recebem os dados e transforma em informação para futura tomada decisão.

Marques (2013,p.6) diz “Os sistemas de informações buscam dados em todas as atividades empresarias, executam o processamento e geram informações representativas da dinâmica organizacional.”.

Complementando Stair e Reynolds (2006, p. 12), “um SI é um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo) e disseminam (saída) dados e informações e oferecem um mecanismo de realimentação para atingir um objetivo”.

Os componentes de um SI se dividem em:

a) Entrada: é a atividade de coletar e capturar informações existe duas formas de processamento manual e automatizado que tratam da inclusão de dados na SI.

b) Processamento: envolve a conversão ou transformação de dados em saídas uteis. O mesmo pode envolver ações alternativas e cálculos, bem como armazenamento de dados para uso futuro.

c) Saída: se trata da produção de informações relevantes, geralmente na forma de relatórios e documentos.

d) Realimentação: é a saída que é usada para fazer ajustes nas entradas ou nas atividades de processamento. Componente importante para gerentes e tomadores de decisão.

2.1.2 Sistema de Informação Gerencial:

Os sistemas de informações funcionais (SIG), oferecem informações na forma de relatórios aos gerentes de nível intermediário, como apoio no planejamento, na organização e no controle de operações. O termo SIG é ocasionalmente utilizado como um conceito abrangente para todos os sistemas de informação combinados.

Meireles (2004,p.60) diz: “que a integração de todas as funções, procedimentos, dados e equipamentos da corporação em um sistema abrangente, de forma a produzir as informações necessárias para todos os níveis dentro da organização.”’

2.1.3 Sistemas de Informação Financeiro

Os sistemas de informação financeiros visam transparecer todos os dados financeiros da organização.

Caiçara (2008, p.65) afirma que “fornecer subsídios ao gestor de finanças de uma organização por meio de análises históricas e atuais das atividades financeiras, projeção de necessidades futuras e, ainda, monitoramento e controle do uso dos recursos da empresa.”.

Podemos compreender a estrutura de um sistema gerencial financeiro Analisando a figura 1.

Figura 1 – Sistema Gerencial Financeiro

2.1.4 Sistema de Informação Contábil

Conhecendo as finalidade da contabilidade gerencial, fica fácil entender por que as informações geradas por ele auxiliam os administradores nas suas tomada de decisões. As informações contábeis gerenciais, portanto evidenciam a qualidade dos materiais, produtos e serviços, a mensuração dos períodos de maturação em que os produtos permanecem no processo de fabricação, a capacidade eficiência e desempenho dos empregados, a avaliação da satisfação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com