TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Informação

Por:   •  12/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Aluno: Américo Antunes Nogueira Dias

Instituição: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé

Curso: Administração

Disciplina: Português Instrumental

ATIVIDADE AVALIATIVA

Com base no que aprendemos sobre intertextualidade e paráfrase, faça as duas questões a seguir, referentes a essa Atividade Avaliativa (valor 2,0 pontos):

1) (Unicamp) Leia com atenção o poema de Carlos de Oliveira e responda às questões que seguem:

Lavoisier

Na poesia,

natureza variável

das palavras,

nada se perde

ou cria,

tudo se transforma:

cada poema,

no seu perfil

incerto

e caligráfico,

já sonha

outra forma.

O princípio enunciado por Lavoisier, na química, diz que: "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

a) O que teria levado Carlos de Oliveira a dar a esse poema o título de "Lavoisier'?

          A intertextualidade que o poema de Carlos de Oliveira tem com a lei da conservação da matéria de Lavosier, que diz “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. No poema em questão, há uma relação das moléculas da química com as letras dos textos e  cada qual é ajustada de inúmeras maneiras que permitem a criar compostos e palavras.

        

b) Como podem ser interpretados seus versos finais ("cada poema / no seu perfil / incerto / e caligráfico, / já sonha / outra forma.")?

           Pode de ser interpretado de uma forma que : ("cada poema / no seu perfil / incerto / e caligráfico, / já sonha / outra forma." já planeja uma próxima ação, vai ocorrendo uma transformação das letras em palavras, textos diferentes ou um próximo poema.

2) Agora é a sua vez de parafrasear alguém! Leia os fragmentos a seguir, os quais foram retirados de artigos científicos da área de Administração, e reescreva-os com as suas palavras. O objetivo é realizar paráfrases com esses textos:

 

Texto 01

Objetivo: verificar se as empresas que praticam equity market timing apresentam níveis mais elevados de gerenciamento de resultados ao redor do período de emissão de ações. Método: a amostra compreende 68 ofertas sazonais de ações realizadas no Brasil, entre 2004 e 2015. Classificam-se as empresas entre timers e non-timers quanto à decisão de emissão de ações e estimam-se os níveis de gerenciamento de resultados de cada empresa por meio dos modelos Jones Modificado e Jones Modificado com ROA. A proposição de pesquisa é testada utilizando um modelo de regressão linear. Resultados: as empresas que praticam equity market timing gerenciam mais seus resultados, de modo a aumentar o lucro contábil, em relação às empresas que não fazem uso dessa prática. Portanto, os gestores, para explorar janelas de oportunidade, podem aumentar o lucro contábil por meio de accruals e, assim, influenciar a capacidade do mercado de precificar corretamente as ações. Conclusão: as empresas praticam o gerenciamento de resultados como uma forma de explorar janelas de oportunidades no mercado de ações brasileiro. Isso reforça a necessidade de uma análise mais cuidadosa dos lucros da empresa por investidores, analistas, auditores e reguladores, ao passo que exige esforços para evitar essas práticas por meio de compliance, governança e regulamentação”.

        

Fonte: Gomes, M. da C., Eça, J. P. A., Moraes, M. B. da C., & Valle, M. R. do. A Relação entre Gerenciamento de Resultados e Market Timing. Revista De Administração Contemporânea, v. 25, n. 6, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200289.en

                        Paráfase do Texto 01

        Objetivo: Se durante o período de emissões de ações, as empresas que paraticam o equity market timing, apresentam níveis mais elevados de gerenciamento de resultados.

         Método: No Brasil entre 2004 e 2015 tiveram 68 ofertas sazonais, que foram as amostras compreendidas no estudo. As empresas são classificadas entre timers e non-timers em relação a decisão de emissão de ações, seguindo os modelos Jones Modificado e Jones Modificado com Roa para estimarem os resultados das empresas. Utilizaram o modelo de regressão linear para testar a pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com