TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Informação

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Gerson Antunes Junior

Aluno do curso de Administração de Empresas do Instituto Itapetiningano de Ensino Superior.

Gabriella Ednyeé Gonzaga Lima        

Aluna do curso de Administração de Empresas do Instituto Itapetiningano de Ensino Superior.

Fernanda Roberta de Macedo Correa

Aluna do curso de Administração de Empresas do Instituto Itapetiningano de Ensino Superior.

Vera Cristina Faria de Oliveira Santos

Aluna do curso de Administração de Empresas do Instituto Itapetiningano de Ensino Superior.

Resumo: A informação é, atualmente, uma das principais ferramentas para o sucesso das organizações e esta pode ser analisada e administrada através de Sistemas de Informação Gerenciais (SIG). As organizações usam a informação ao seu favor nos processos de tomada de decisão, visando tomar decisões mais precisas, mais racionais.Os sistemas de informações representam um conjunto de componentes relacionados com a coleta, recuperação, processamento, armazenamento e distribuiçãodas informações, com o foco em facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e, por fim, as possíveis tomadas de decisões nas organizações. Um SIG eficiente é aquele que interliga todas as operações da organização, de tal forma que as informações estejam disponíveis para serem utilizadas da melhor maneira possível, como também, possam ser adequadas às necessidades de cada organização, quer seja por especificidades regionais, por características da cadeia de suprimentos, da ação dos concorrentes, do comportamento do cliente ou pela natureza distintiva da própria operação da empresa, demandando, assim, um SIG personalizado, que seja capaz de auxiliar a empresas a obter o melhor posicionamento de mercado possível. Neste sentido, este trabalho visa apresentar os tipos de Sistemas de Informações Gerenciais e as suas aplicações, como também, as características de cada um deles no processo de gestão nas organizações. Conclui-se que, os sistemas de informação são capazes de agregar valor às empresas por serem ferramentas essenciais para a disponibilização de informações ótimas para a tomada de decisão gerencial.

Palavras-chave: SIG. Eficiência.

Introdução

A informação é, hoje em dia, um dos motores da atividade humana. De fato, independentemente do tamanho, natureza ou mesmo atividade de uma organização, a verdade é que esta precisa de informação para poder executar e prosseguir a sua missão, cumprindo seus objetivos.

Numa sociedade que cada vez mais privilegia a informação como uma das suas preocupações mais dominantes, a necessidade de existir numa organização, a infraestrutura adequada para a coleta, armazenamento, processamento, representação e distribuição da informação, faz com que uma parcela apreciável do esforço da organização seja tomada por estas preocupações.

Qualquer organização moderna recorre às tecnologias de informação e comunicação como uma forma visando garantir a função dos sistemas de informação, isso, objetivando dar suporte ao fluxo de informação na empresa. Para Bilhim (1999) as organizações modernas competem entre si para satisfazer as necessidades dos seus clientes de um modo mais adequado, de forma a fornecer produtos e serviços de qualidade ao mais baixo custo possível, efetuando decisões estratégicas. O processo de ajuste da proposta de valor da empresa ao mercado, gerando satisfação no cliente, é baseado em informações, em inteligência de mercado, em decisões estratégicas. Os sistemas de informação baseados em computadores, que são base da inteligência e tomada de decisão das empresas, podem ser classificados em cinco momentos, quais sejam: dados, informação, suporte à decisão, comunicação, produtividade, e conhecimento, segundo Rocha (2000).

A consciência da importância do recurso informação alterou os hábitos das organizações, especialmente no que concerne ao investimento em recursos associados à informação, alterando a relação com clientes e fornecedores. Estudos indicam que as tecnologias de informação podem desempenhar papel dúbio na competitividade das organizações, podendo ser positivo ou negativo, dependendo da capacidade da empresa utilizar as ferramentas de forma eficiente.

Diante do exposto anteriormente, parece ser importante conhecer os tipos de Sistemas de Informações Gerenciais e as suas aplicações. Assim, neste trabalho serão explanadas as características de cada um deles no processo de gestão nas organizações.

Aspectos Metodológicos

Para o desenvolvimento deste trabalho e realização de seus objetivos, adotou-se a metodologia científica baseada em revisão bibliográfica, tendo sido utilizados materiais disponíveis ao público geral, tais como: livros, artigos científicos e demais materiais científicos disponíveis para consulta em redes eletrônicas.  

Tipos de Sistemas de Informações Gerenciais

O Sistema de Informação Gerencial (SIG), tem como objetivo proporcionar a integração de todas as funções, dados, procedimentos, equipamentos da organização. Assim, abrangendo e produzindo informações para os três níveis hierárquicos das empresas, o estratégico, o tático e operacional. O sistema tem como foco os ambientes internos e externos, pois oferece informações tanto de dentro das organizações como de fora ajudando a maximização de resultados.

Subsistemas do SIG:

Segundo Barbin (2008), os gerentes necessitam tomar decisões diárias, que envolvem a posição atual e futura dos mais variados recursos organizacionais, neste sentido, os tomadores de decisões organizacionais necessitam que a informação seja personalizada, assim, são criados novos sistemas de informação, denominados subsistemas do SIG, alguns exemplos:

  • SRG (Sistemas de Relatórios Gerenciais);

Trata-se de informações de modo mais agregado, como por exemplo, indicadores de desempenho que permitem relatórios padronizados que são usados pelos administradores que gerenciam seus respectivos departamentos, pois para uma execução bem sucedida é necessário um processo lento que focaliza as informações de modo útil para auxiliar os gerentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com