TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Informação Gerencial

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 3

Um Sistema de Informação Gerencial (SIG) pode ser entendido como um sistema capaz de extrair os dados de um banco de dados e organizá-los em relatórios, convertendo dados brutos em informações significativas aos seus usuários.

Considere que determinado SIG foi recentemente implantado em uma média empresa do setor de transporte rodoviário de passageiros para substituir outro sistema gerencial, que vinha sendo perfeitamente utilizado nos últimos sete anos. Em função da forma como este sistema foi implantado na empresa, isto é, sob ordem exclusiva da diretoria e sem colher as opiniões dos funcionários, diversos problemas e dificuldades estão ocorrendo na sua utilização, tais como:

- A qualidade da prestação de suporte pela empresa fornecedora do sistema não está adequada, tanto em relação à demora no atendimento quanto na eficácia da resolução dos problemas apresentados.

- Os funcionários estão com dificuldades para utilizar o novo sistema, pois sua interface gráfica é bastante diferente da utilizada pelo sistema antigo.

- Ocorrem problemas na emissão das passagens pelo sistema, o que, por sua vez, ocasiona consideráveis prejuízos financeiros à empresa e gera a insatisfação nos clientes.

- Os equipamentos de informática da empresa não possuem configurações satisfatórias para executar o sistema com o desempenho desejável, sendo que os usuários têm relatado lentidão e muitos travamentos.

Imagine que sua empresa de consultoria foi contratada para analisar esta situação e elaborar um plano de trabalho para resolver os problemas relacionados com a implantação do SIG. Vamos lá! Construa este plano de trabalho, identificando ações práticas que a empresa poderia executar para solucionar os problemas ocasionados pela implantação do novo SIG.

Sistemas de Suporte I

Com a análise dos problemas relatados pela empresa, primeiramente seria necessário reunir-se com a empresa fornecedora do sistema para alinhar os pontos em que a empresa está com dificuldades para resolver. Nessa reunião, é essencial apresentar todas as situações que estão acontecendo no sistema e prefixar prazos para solução dos problemas que possam aparecer durante o uso e relatar que os que não estão sendo 100% resolvidos. É fundamental a empresa dar uma pronta resposta para as falhas informadas e resolve-las em um período razoavelmente rápido.

Com relação ao segundo ponto é preciso fazer uma parceria com a empresa que produziu o sistema, e criar um treinamento avançado para todos os colaboradores saberem como utilizar o sistema e solucionar os erros que possam ocorrer sem a necessidade de entrar em contato com o suporte. Caso necessário, solicitar para alterarem o layout do sistema, deixando-o mais similar ao do sistema anterior. É interessante cobrar que o novo sistema seja melhor ou que ao menos tenha todas as funções do sistema antigo. Os problemas que ocorrem na emissão dos bilhetes devem ser resolvidos junto dos colaboradores e da empresa do novo sistema com extrema urgência, pois afeta a credibilidade e a saúde financeira da empresa. É indispensável verificar este erro, e trazer a solução o quanto antes para que não ocorra mais em hipótese alguma. Caso os erros sejam totalmente por parte do sistema, cabe a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com