TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Informação e Comunicação

Por:   •  27/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA [pic 1]

DISCIPLINA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

        

PROFESSOR: CARLOS ALBERTO DAINESE

NOME ALUNO (A) – MATRICULA:

NOME DO POLO:

Nº. DA ATIVIDADE: 01

DATA: 30/04/2018


Questão 01: elabore um texto analisando como cada uma das categorias de Sis pode ajudar a organização na solução de problemas.

Resposta:

Sabemos que as três categorias essenciais são integradas. O Sistema de Processamento de Transação (SPT) atende ao nível operacional da organização, o Sistema de Informação Gerencial (SIG) atende ao nível gerencial e o Sistema de Apoio à decisão atende às necessidades do nível estratégico da organização; tendo, portanto, uma visão sistêmica do organismo.

No caso do STP ele é considerado de extrema importância para o funcionamento das organizações, pois dá suporte a diversas operações do tipo chão de fábrica e frente de loja e o objetivo principal dele é o fornecimento de todas as informações legais ou organizacionais referentes à organização.

O SIG busca reunir os dados de determinada operação, fornecendo informações consolidadas sobre ela em determinado período de tempo, para que o gerente tenha um panorama global inerente àquele tipo de operação.

E o SAD tem como essência o tratamento de situações cujos problemas são semiestruturados ou não estruturados. Suas principais características são o uso de dados de diferentes fontes, a preocupação com o estilo do profissional responsável pela tomada de decisões e as possibilidades de simulação.

Questão 02: Elabore um modelo para análise de sistema baseado na figura 1 desta unidade a fim de representar um sistema para controle de um posto de saúde pública.

Resposta:

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

Questão 03: Seguindo o mesmo padrão da figura 2 desta Unidade, proponha uma figura que represente o Governo Estadual e suas diversas interfaces com as secretarias de governo, com municípios, com a sociedade, entre outros. Em seguida, faça outra figura que represente a gestão e as interfaces do Governo Municipal.


Resposta:

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29]

[pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 39][pic 40][pic 41][pic 42][pic 43][pic 44][pic 45][pic 46][pic 47][pic 48]

Questão 04: Faça uma pesquisa em site de busca a fim de identificar ao menos dois SADs, seus recursos e seus respectivos desenvolvedores/fornecedores.

Resposta:

Um exemplo que serve como um desktop SAD é o Expert Choice. Ele implementa a hierarquia do processo. Este software para Windows pode ser utilizado para suportar um grande número de situações de decisão, incluindo a estruturação de problemas complexos, desenvolvimento de prioridades e alternativas, a medição da consistência dos julgamentos, alocação de recursos, e a condução da análise de custos/benefícios. O programa ajuda na construção de informação relacionada num modelo hierárquico que consiste num objetivo, cenários possíveis, critérios e alternativas. Permite ao decisor fazer sistematicamente julgamentos sobre a importância relativa de algum critério, ou a preferência para algumas alternativas relativas a outro critério. Para mais informações poder-se-á consultar a seguinte URL: https://expertchoice.com/ . Desenvolvido por Ernest Forman.

Outro exemplo é o SAD Pedagógico, que baseia na mineração de dados para o ambiente Portfólio-Tutor.

Segundo Ulrich e Lopes(2003), este sistema tem como objetivo fornecer meios para que se possa obter padrões que caracterizem o comportamento dos alunos. Foi utilizado, sobretudo para o acompanhamento do aprendizado na educação à distância.

Este sistema baseia-se fundamentalmente nas técnicas de Data Mining, englobando um conjunto de informações sobre o estudante, para além disso englobando também, as etapas do KDD as quais são:

Seleção; Pré-processamento; Transformação de dados; Mineração dos dados (Data Mining) e Análise e assimilação dos resultados.

Foi apresentado pela Universidade Federal de Campina Grande, no Brasil.

Questão 05: Verifique se a organização onde você trabalha/estuda é orientada a funções ou a processos. Verifique o Quadro 2 e, para cada característica analisada, assinale a coluna em que essa organização melhor se enquadra. Não deixe de escrever as evidências para justificar a sua escolha.

Resposta: A empresa analisada é a prefeitura de Araguari.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (152.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com