TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SÍNTESE DE TRÊS ELEMENTOS CENTRAIS NA TEORIA DE MAX WEBER

Por:   •  17/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

ADM01104 - SOCIOLOGIA APLICADA Á ADMINISTRAÇÃO

SÍNTESE DE TRÊS ELEMENTOS CENTRAIS NA TEORIA DE MAX WEBER

Max Weber é considerado um dos autores da sociologia, não um fundador como August Conte e Durkheim, que ajudaram a construir as bases sociológicas, mas sim um fundador que deu início ao processo de reflexão filosófica para um abrangência maior. Weber falava em suas obras de temáticas variadas, tratava sobre racionalidade, administração, religião, economia e, principalmente, sobre ação social.

A ação social é um conceito que busca explicar e justificar as ações dos indivíduos na sociedade. É a ação realizada por um indivíduo mas tem como sentido a reação do outro, ou seja, uma ação tomada por uma pessoa qualquer, mas tem como base o que o outro vai achar e considerar daquele ato. Esses comportamento geram um atrito entre os pensamentos de Weber e Durkheim. Para Durkheim, a sociedade é quem controla o indivíduo. Para Weber, é o contrário, na visão weberiana quem controla a sociedade é o indivíduo, ele tem opinião e possibilidade de escolha, o indivíduo realiza uma ação por um motivo ou por uma justificativa.

Entretanto, Max Weber não se tornou famoso pelo conceito de ação social, a obra que alçou o autor foi seu livro “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Nesse livro, o autor busca fala sobre a relação entre o avanço do Protestantismo e o avanço do capitalismo. Como um modelo econômico tem influência religiosa, algo que parece distante, mas Weber mostra que tem relação total.

Além de ser muito lido pelas Ciência Sociais e Sociologia, Weber é extremamente visto pela Administração. Ele compreende e busca explicar entendimentos sobre a burocracia, e como ela esta presente no cotidiano. Assim como Durkheim, Weber é um autor que gera influências. A grande maioria dos autores da Sociologia que falam sobre poder individual e capacidade do indivíduo, referenciam o autor em suas obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com