TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO TAYLORISMO X FORDISMO

Por:   •  15/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

    CEUMA - CENTRO DE ENSINO DO MARANHÃO[pic 1]

     COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

                            CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FRANCISCO JOSÉ DO NASCIMENTO MORAES

TAYLORISMO X FORDISMO

Com base em tomada de decisões para uma organização.

Bacabal, MA

2018

FRANCISCO JOSÉ DO NASCIMENTO MORAES

TAYLORISMO E FORDISMO

Com base em tomada de decisões para uma organização

                                        

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Universidade CEUMA para a obtenção de nota parcial referente à 2ª atividade do 2º período da disciplina Teoria Geral da Administração I.

Orientador: Samuel Duarte Kzam.

Bacabal - MA

2018

           Existem vários métodos que são utilizados dentro de uma empresa para que elas funcionem de maneira que as der lucro e que também alcance os seus muitos objetivos. Mas, muitas vezes, elas sempre tratam mal os seus empregados para ter esses alcances, deixando de lado os padrões humanizados para transformarem, como outrora, era feitos no século XX, com as teorias do Fordismo e Taylorismo, pois essas duas abordagens viram o homem como uma máquina.

          O Taylorismo requer que o funcionário apenas exerça sua função em pouco tempo; por outro lado, o Fordismo requer que o operário fique apenas em uma função e sempre repetido a mesma tarefa. De tal forma, ainda podemos ver estes modelos sendo usados como uma base para tais empresas, pois ajuda a tomar decisões e garantir o sucesso delas. No entanto, tem uma questão que nos levar a pensar de forma coesa, porque há organizações que estão tão somente a pensar na forma estrutural deixando de lado a questão da humanização que deve ter, e muitas delas estão embasadas nessas abordagens que as mesmas estão a sustenta – as e também baseado – as em que Segundo Taylor proferiu, “os trabalhadores deviam ser motivados; a melhor motivação era baseada em incentivos matérias”; isso demostra que , no século XX os salários eram pagos aos operários por meio de pecas, aquilo que eles produziam eram os seus pagamentos. Atualmente isso acontece rotineiramente, pois há empresas que se utiliza deste meio para pagar os seus subordinados, que tem que vender algo para aumentar o seu lucro, por exemplo, muitos ganham apenas meio salario, se venderem bem, aumenta o lucro e então recebem o adicional das vendas; além do mais, muitos ainda vivem como escravos vivendo em condições precárias e com cargas horarias absurdas, em certeza disso, quebram o que estar na Lei, no Artigo 7º inciso XIII, da Constituição Federal, que cita que a jornada de trabalho é de 8 horas diárias com limites de 44 horas semanas. Em adição a isto, Ford também olha para o homem como uma maquina e que muitas vezes, ele contratava dois empregados para medir o qual competitivo ele era e se tinha competência para tal (Segundo Ford); isso é notório também nos dias atuais, pois para muitas empresas o que vale é a competitividade, esquecendo que há uma classe de trabalhadores que requerem outra coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com