TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRANSPORTE ESCOLAR E O ACESSO AO ENSINO

Por:   •  23/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

João Evaldo Ghizoni Dieterich

TRANSPORTE ESCOLAR E O ACESSO AO ENSINO

Zélia Cordeiro

Dourados – MS

2017

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

João Evaldo Ghizoni Dieterich

TRANSPORTE ESCOLAR E O ACESSO AO ENSINO

Trabalho final de conclusão do Curso sobre o transporte escolar no âmbito do Programa Formação pela Escola.

Dourados – MS

2017

RESUMO

           O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. O PNAE tem caráter descentralizado envolvendo as três esferas governamentais: União, estados e municípios, para garantir alimentação de qualidade para todos os indivíduos matriculados na educação básica.

 

Palavras chave: Alimentação escolar; Educação Básica; Execução municipal.

SUMÁRIO

Introdução........................................................................................................05

A garantia de alimentação para todos.................................................................06

Conclusão..............................................................................................................08

Referências Bibliográficas...................................................................................09

Introdução

        O Governo Federal, através da sua obrigatoriedade de garantia de acesso a todos os cidadãos ao ensino básico. Instituiu múltiplos programas que visam a garantia da realização dessa obrigação, programas de alimentação escolar e transporte escolar são alguns destes. O PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar) é um destes.

Através deste programa, o Governo Federal complementa a quantidade de recursos que são disponibilizados pelos municípios para a oferta do transporte escolar gratuito. Através da oferta do transporte escolar de qualidade, as parcelas populacionais que tem mais dificuldade de acessar os serviço de ensino público, são contempladas, permitindo que alunos de regiões rurais ou de difícil acesso, possam chegar em segurança as escola municipais e estaduais. Sem essa importante medida social, milhares de alunos, não teriam acesso ao transporte e ficariam sem acesso ao ensino público.

        

Transporte Escolar e a importância do mesmo ao acesso ao ensino.

        Decidimos por fazer esse relato sobre o transporte público, por termos feito uso dele durante cerca de 4 anos, nos quais passamos por vários tipos de problemas, para chegar na escola. Morando na zona rural de Guia Lopes da Laguna, morando a cerca de 3 km da área urbana do município e cerca de 7 km da escola. Dependíamos do transporte público oferecido pela prefeitura municipal. No início, logo após mudarmos da cidade para o sítio, não havia disponível o transporte para os alunos da região, éramos sete alunos ao todo, estudávamos na mesma escola, variando da 6ª a 8ª Séries, tínhamos idades entre 6 anos à 15 anos, íamos de bicicleta todos juntos, sempre cuidando dos menores, que ficavam sob nossa responsabilidade.

        Cerca de quatro meses depois, recebemos o serviço de transporte público do município. Era realizado por uma Kombi do município, porém  a estrada tinha um impedimento, exatamente na metade do trajeto que a Kombi realizava para buscar os alunos, passava um córrego, o mesmo impedia que o veículo chegasse ao “final da linha” sendo assim, seis de nós éramos obrigados a andar mais da metade do caminho para “pegar” a Kombi em uma propriedade vizinha.

        Isso ocorreu por cerca de uma ano, até que o município conseguiu construir uma ponte sobre o córrego, permitindo o acesso do veículo de transporte a todos. Os problemas e a falta de transporte era comum, era normal o carro ter problemas mecânicos, haja vista, ter uma idade avançada. Além disso a falta de gasolina também era normal, principalmente no final dos meses. Nesses dias, não éramos avisado e chegávamos atrasados na escola, pois esperávamos o transporte, como não ocorria, íamos de a pé para a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com