TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tesouro Direto Resumo

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

Cidade Modelo 1° 2019 - UNIBH

Tesouro Direto

O que é o Tesouro Direto?

Tesouro Direto é um título público de renda fixa emitido pelo Tesouro Nacional. Foi criado em 2002 para que o governo federal arrecadasse fundos para seus investimentos.  Inicialmente, somente os  Fundos de Renda Fixa administrados pelos bancos que administravam esse investimento, atualmente há uma infinidade de meios para investir em títulos públicos ou de maneira independente. Ou seja, qualquer um pode investir no tesouro a partir de R$30,00.

Função: Sua função é garantir recursos ao governo federal para o financiamento de suas despesas. Os recursos captados pelo Tesouro Direto são direcionados para o financiamento de áreas como educação, infraestrutura e saúde.

Curiosidades: Em 2018, houve um crescimento de 62,4% de investidores no Tesouro Direto em relação a 2017. São mais de 2.8 milhões de pessoas cadastradas.

Produto oferecido: Títulos do Tesouro Direto

Regras de Funcionamento:

Prefixado: Recomendado para aqueles que acreditam que as taxas de juros do mercado irão cair no futuro.

Tesouro Prefixado: possui taxa fixa de rentabilidade ou seja, no momento da compra do título, o investidor sabe o quanto irá resgatar. Se o investidor adquirir um título com 12% de rendimento anual, ele irá receber 12% do valor investido todos os anos até a data de vencimento, independente das condições de mercado.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais: o investidor recebe o rendimento do período a cada seis meses, não precisando esperar o vencimento para poder resgatar o seu capital sem que haja uma possível perda de rentabilidade. 

Pós Fixado: Tesouro Indexado à taxa SELIC:  o mais estável entre todos os títulos pois sua rentabilidade está atrelada a taxa SELIC. Pode-se compará-lo com investimentos que pagam cerca de 100% do CDI. Além disso, possui baixa volatilidade pois o investidor pode solicitar o resgate antes do vencimento, sem perder rentabilidade.

Tesouro Atrelado à inflação:  Recomendado para o investidor que deseja proteger o dinheiro da desvalorização e manter o poder de compra no futuro. 

São classificados como híbridos pois a taxa de rentabilidade é constituída por uma parte fixa e uma variável. Por exemplo: 5,0% + IPCA. 

O valor investido renderá 5% de forma fixa mais o IPCA que é um índice variável da inflação. Desta forma, o investidor poderá receber mais ou menos dependendo do período. Possui também a possibilidade de juros semestrais, onde o rendimento pode ser sacado a cada seis meses sem perda da rentabilidade.

VANTAGENS:

Facilidade: Investir no Tesouro Direto é simples e rápido, o investidor  precisa ter acesso à internet e uma conta em uma instituição financeira. Diariamente, todos os títulos são disponibilizados em horários definidos para a compra e venda.

Risco e segurança: considerado como um investimento de baixo risco pois é emitido pelo governo federal, portanto a possibilidade de quebra é menor.O repasse também é realizado pelo governo Federal, portanto tem a mesma segurança da poupança.

Rentabilidade do Tesouro Direto: possui rentabilidade muito próxima a 100% do CDI, que é o benchmark da renda fixa. A venda antecipada de títulos adquiridos pode trazer bons lucros, observado o comportamento do mercado financeiro. Os títulos são precificados diariamente, conforme as expectativas do mercado quanto aos juros futuros.Quando os juros caem, o valor dos títulos aumenta. Caso não seja observado o comportamento do mercado, ou seja, a taxa de juros, a operação pode acarretar em perdas.

Liquidez diária:  permite que o Tesouro Direto seja flexibilizado a diversos objetivos de investimento. Alguns exemplos são fundos de emergência, aposentadoria ou comprar um imóvel.

Acessibilidade:  o investimento no tesouro direto pode ser a partir de R$ 100,00,

DESVANTAGENS:

 Demora no Resgate: Mesmo que o tesouro tenha uma alta liquidez e o Tesouro SELIC não esteja sujeito a variações drásticas de mercado é necessário fazer a venda do título na corretora e depois transferir os recursos para sua conta corrente.

Taxa da B3: Há uma taxa de 0,30% sobre o valor investido cobrado pela B3 (antiga BVM&F Bovespa). Este é o valor cobre os custos de negociação e custódia e é cobrada ao ano de forma proporcional todos os dias. É preciso de calcular a rentabilidade dos investimentos contando com esta taxa.Custos da Corretora: s custos que podem ser cobrados pela corretora de valores. as corretoras mais caras cobram 0,50% de corretagem sempre que é negociado um título do tesouro. 

PAPEL DE CADA INTEGRANTE (TAREFAS E RESPONSABILIDADES)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com