TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESOURO DIRETO – A compra de Títulos públicos como uma alternativa de investimento

Por:   •  7/5/2018  •  Monografia  •  5.256 Palavras (22 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 22

TESOURO DIRETO – A compra de Títulos públicos como uma alternativa de investimento

RESUMO

Após estudos documental sobre o tesouro direto percebemos a importância de investir, sabemos que investir é um ato de aplicar algum tipo de recurso (dinheiro/títulos) com isso espera-se um retorno para o futuro.

Antigamente, brasileiros com poucos recursos, procuravam como forma de investir alguma rentabilidade em curto ou longo prazo, somente guardavam dinheiro em caderneta de poupança ou em previdência privada. Esse artigo aborda as áreas finanças e do tesouro direto com o foco de melhorar a forma de investir. Este tema foi escolhido no sentido de contribuir para as pessoas aperfeiçoar sua maneira de investir. O objetivo geral é apresentar a relevância de investir em títulos do tesouro para maximizar a riqueza pessoal. Foi feito pesquisas bibliográficas e estudos documental abordando tópicos do título público e tesouro direto.

PALAVRAS-CHAVE: Títulos públicos, Tesouro Direto, Poupança;

1 INTRODUÇÃO

Investir é o ato de aplicar algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos), esperando-se um retorno futuro superior ao que foi aplicado, o que é de diferente de poupar ou gastar. Segundo T. HarvEker em “Os Segredos da Mente Milionária”, é uma maneira de “fazer o seu dinheiro trabalhar para você”.

Tempos atrás, brasileiros com poucos recursos, como forma de buscar alguma rentabilidade em curto ou longo prazo, somente guardavam seu dinheiro em Caderneta de poupança e/ou Previdência Privada. E os que detinham um pouco mais de conhecimento, de maneira indireta, compravam Títulos Públicos através da aquisição de cotas de Fundos de Investimento. (ASSAF NETO, 2011).

Um Fundo de Investimento é uma forma de aplicação financeira formada pela união de vários investidores, que se juntam para realizar um investimento financeiro, organizada sobre a forma de Pessoa Jurídica. (CVM, 2014).

Com as modificações ocorridas no mercado financeiro, aumentou o número de pessoas que praticam outras formas de investimento. Isto deve-se a maior segurança, rentabilidade, estabilidade percebidas e mais informações divulgadas acerca do tema, tornando-se hoje, uma pratica comum àqueles que desejam ter um investimento com maior rentabilidade no futuro.

A evolução na gestão da dívida pública foi importante para desenvolver o mercado de títulos federais, com o intuito de gerar benefícios, tanto do ponto de vista de políticas macro como microeconômicas. A disponibilização de títulos públicos da dívida interna no mercado é capaz de transformar seus compradores em poupadores, uma vez que pouparão sua renda no presente e irão transferir para o futuro um poder de consumo ampliado pelos rendimentos positivos de seus investimentos, de forma mais segura do que ocorre usualmente em títulos de natureza privada. (SILVA; CARVALHO; MEDEIROS, 2009).

Os Títulos Públicos são ativos de renda fixa, ou seja, seu rendimento pode ser dimensionado no momento do investimento, ao contrário dos ativos de renda variável (como ações), cujo retorno não pode ser estimado no instante da aplicação. Dada à menor volatilidade dos ativos de renda fixa frente aos ativos de renda variável, este tipo de investimento é considerado mais conservador, ou seja, de menor risco. (TESOURO NACIONAL, 2014).

Com a criação do Tesouro Direto, que é um serviço prestado pela Secretaria Nacional do Tesouro Nacional de compra e venda de títulos públicos ao investidor Pessoa Física pela Internet ou por meio de ordens dadas ao agente de custódia, é possível adquirir os títulos desejados diretamente, considerando neste caso uma redução do custo de intermediação. No Tesouro Direto, a própria pessoa gerencia seus investimentos, ao escolher os prazos e os indexadores dos títulos públicos que deseja comprar. A própria pessoa também pode agendar suas aplicações com antecedência e regularidade. Uma vez comprado os Títulos públicos, as pessoas podem aguardar uma determinada data (já acordada anteriormente) para resgatar o título, que é depositado em sua conta (TESOURO NACIONAL, 2014).

Diante disso, o presente artigo busca responder o seguinte problema de pesquisa: Os Títulos Públicos do Tesouro Direto representam nos últimos três anos, a melhor alternativa de investimento em relação às outras disponíveis?

Entretanto, para que o problema de pesquisa seja respondido deve-se definir as diretrizes em que a pesquisa irá seguir, desta forma este artigo tem como objetivo geral verificar se os Títulos Públicos do Tesouro Direto são uma boa alternativa de investimento, se comparado às demais formas existentes no mercado. Tendo como objetivos específicos: verificar as alternativas de investimentos prováveis e disponíveis no mercado de capitais, avaliar quais são os riscos e retorno esperado a estes tipos de investimentos e analisar qual seria a melhor forma de investimento.

Como justificativa para realização desta pesquisa, pode-se citar a dificuldade das pessoas em entender as opções de investimentos e a escolher a que lhe proporcione maior rentabilidade e com maior segurança. Bem como, criar a possibilidade de melhor entendimento aos processos decisórios de investimentos, e melhor adaptabilidade tanto pessoal como profissional.

Um estudo acerca dos Títulos Públicos é importante também, pois, utilizando-se dessa maneira, vai ser possível compreender melhor o assunto em questão, além de investigar uma alternativa de investimento e saber acerca desta opção, quais são as dificuldades e riscos ao escolher este tipo de investimento.

        

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1MERCADO FINANCEIRO

Segundo Lopes (2007), o mercado financeiro pode ser definido como:

“Conjunto de agentes e instrumentos destinados a oferecer alternativas de aplicação e captação de recursos financeiros. Exerce algumas funções como: facilitar negociação, proteção, diversificação e pulverização de riscos; alocar recursos; monitorar administradores e exercer controle sobre companhias; agregar poupanças individuais; facilitar troca de bens e serviços, ao promover especialização.” (LOPES, 2007, p.2)

O Mercado Financeiro tem um importante papel para o desenvolvimento econômico. Através dele é possível realizar a intermediação financeira. Segundo Lopes e Outros (2007, p.1), as unidades econômicas superavitárias ou poupadores podem ser definidos como “aqueles que apresentam desejo de investir inferior à capacidade de poupança (possuem recursos em excesso)”.

Ainda segundo Lopes (2007, p.1), as unidades econômicas deficitárias ou tomadores são “aqueles que apresentam desejo de investir superior à capacidade de poupança (necessitam de recursos)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (829.6 Kb)   docx (330.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com