TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Acadêmico PIN II

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.829 Palavras (24 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

MAQUINAS FURLAN LTDA

POLO – ARTUR NOGUEIRA

2018

Nome do aluno / RA

Paulo Boer

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

        MAQUINAS FURLAN LTDA

Monografia apresentada ao curso de graduação da Unip – Universidade Paulista, como exigência parcial para obtenção do título de formação em Gestão de Processos Gerenciais, sob orientação do Professor  Fernando César Rottoli .

POLO – ARTUR NOGUEIRA

2018

RESUMO

Este projeto multidisciplinar tem como visão aplicar os conhecimentos teóricos obtidos durantes as aulas na sua forma prática, através da coleta de informações e das análises de uma empresa real. Será abordado o funcionamento da empresa MAQUINAS FURLAN de forma extensa, com o objetivo de inserir conhecimentos detalhados de sua estrutura e dos seus processos organizacionais. Esse trabalho terá como base acadêmica as matérias ministradas no segundo bimestre do curso de Processos Gerenciais, ano 2018.Os aspectos referentes às disciplinas Economia e Mercado, Matemática Aplicada, e Recursos Materiais e Patrimoniais, serão vistos e estudados. Este trabalho foi dividido em capítulos, cada qual abordando uma das disciplinas em questão.

O primeiro capítulo refere-se à disciplina Economia e Mercado, no qual serão abordados aspectos relativos a uma visão completa da evolução e das alterações constantes do mercado econômico, de suas variações e influência na microeconomia e na macroeconomia, juntamente com o entendimento do processo de planejamento empresarial e de ferramentas de gestão que permitem que se entenda e interfira de forma racional e objetiva nas operações da organização.

O segundo capítulo aborda as relações da matemática aplicada à administração da organização, correlacionando os resultados e suas análises como parâmetros de tomada de decisão. Descreve os sistemas e técnicas de informática utilizados pela MAQUINAS FURLAN para gerenciamento dos valores de uma forma geral, aplicados aos cálculos de preços de venda e de seus custos fixos e variáveis, e como isso interfere na gestão do negócio.

O terceiro capítulo aborda a disciplina Recursos Materiais e Patrimoniais, abrangendo procedimentos desses recursos materiais, dos patrimoniais, humanos, financeiros e tecnológicos utilizados pela organização. Relata como são feitos os planejamentos e o controle de estoques e seus custos, e mostra os processos de compra, de geração de preços, e de inventário na empresa pesquisada, além de operações cotidianas, comunicação com o mercado e com seus fornecedores.

Palavras-chave: Economia, Mercado, Matemática, Recursos.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.  A EMPRESA        6

2.1.        Denominação e forma de constituição        8

2.2.        Organograma        9

2.3.        Missão, Visão e Valores        10

3.        ECONOMIA E MERCADO        11

3.1.1.Definição        11

3.1.2.Principais características da economia de mercado:        11

3.2.        As Variáveis Macroeconômicas        12

3.3.        Impacto da Economia na Organização        14

3.4.        Análise de Vendas        14

4.        MATEMÁTICA APLICADA        17

4.1.        Matemática na Maquinas Furlan        19

5.        RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS        22

5.1.        Recursos utilizados na Maquinas Furlan        24

5.2.        Administração de materiais        28

5.3.        Administração de materiais na Maquinas Furlan        30

5.4.        Inventário na Maquinas Furlan        30

6.        ECONOMIA VERDE        32

7.        CONCLUSÃO        33

8.        REFERENCIAS        35


  1. INTRODUÇÃO

O ambiente sempre competitivo da atualidade está afetando profundamente as organizações, impondo-os novos desafios e assim tendo que adotar novas estratégias que as evidenciem e possibilitem corresponder às expectativas do mercado competitivo. Esse é um panorama distinguido pela globalização e pelos avanços tecnológicos, o que leva as organizações a preparar uma gestão mais eficaz, com estratégia sólida e exclusiva.

Com isto, o projeto foi elaborado por técnicas de gestão organizacional da empresa Maquinas Furlan.  

Neste trabalho foram abordadas informações da empresa citada, embasados no conteúdo apresentado nas disciplinas cursadas neste período do ano 2018, do curso de Tecnologia de Processos Gerenciais, abordado as matérias: Economia e Mercado, Recursos Matérias e Patrimoniais, e Matemática Aplicada.      

O desenvolvimento deste projeto tem finalidade de identificar quais métodos e estratégias são utilizadas pela empresa para alcançar uma posição de destaque e se manter no mercado econômico, interligando a prática executada pela Maquinas Furlan com as teorias aplicadas durante as aulas. Esses dados coletados em uma empresa real possibilitam fazer um exame crítico e imparcial dos resultados obtidos e a realidade do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (291.7 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com