TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Estudo de Intervenção Randomizado

Por:   •  20/9/2020  •  Artigo  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

1

Estudo de intervenção randomizado, controlado e multicêntrico direcionado a mulheres com DMG, recrutadas antes da gravidez ou antes da 20 semana. Realizado na Finlândia entre os anos de 2008 a 2014, o estudo buscou avaliar os efeitos de uma intervenção no estilo de vida durante a gravidez e o primeiro ano pós-parto na regulação da glicose, retenção de peso e características metabólicas em mulheres com alto risco de DMG. O grupo intervenção recebeu visitas de enfermeiras e nutricionistas em seis ocasiões entre a gravidez e pós-parto, recebendo aconselhamento sobre estilo de vida (qualidade da dieta e prática de atividade física).

Características das gestantes 18 anos ou +, com história de dmg, ou imc pré > ou = a 30 com < de 20 semanas de gestação. Como resultado foi observado diminuição da regulação da glicose. Entre as 200 mulheres que participaram do estudo, 15% do grupo intervenção apresentaram dmg enquanto no grupo controle foram 21%.  Seis semanas após o parto a regulação da glicose foi reduzida em 7,2% dos casos no grupo controle e em 1% do grupo intervenção e após 12 meses de 9,5% no grupo controle e o grupo intervenção de 2,4%.

Não houve diferenças substanciais na perda de peso pós-parto nos dois grupos.

No período analisado foi observado redução do índice de qualidade do grupo controle, ou seja, apresentaram dieta não saudável. Enquanto no grupo intervenção não foi observado alteração. O aumento da atvdd física foi observado nos dois grupos.

Analisando participantes recrutadas no início da gravidez com tolerância normal à glicose, demonstram que uma intervenção no estilo de vida durante a gravidez e no primeiro ano pós-parto reduziu efetivamente a intolerância à glicose em mulheres de risco. Não houve diferenças na dieta, atividade física ou retenção de peso entre os grupos 12 meses após o parto.

https://academic.oup.com/jcem/article/103/4/1669/4834043  HUVINEN et al 2018

https://europepmc.org/article/med/30221319 Sub-estudo do mesmo autor sobre dmg 2018

https://bmcpregnancychildbirth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2393-14-70 2014

2

Estudo controlado randomizado com base no estudo RADIEL, buscou avaliar se o diabetes mellitus gestacional (DMG) pode ser prevenido por uma intervenção moderada no estilo de vida de mulheres grávidas com alto risco para a doença.

Resultado: Uma intervenção moderada e individualizada no estilo de vida reduziu a incidência de DMG em 39% em gestantes de alto risco.  A incidência de DMG foi de 13,9% no grupo intervenção e 21,6% no grupo controle, O ganho de peso gestacional foi menor no grupo intervenção; As mulheres do grupo intervenção aumentaram mais a atividade física no lazer e melhoraram a qualidade da dieta em comparação com as mulheres do grupo controle.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26223239/ KOIVUSALO et al., 2015

3

Estudo randomizado com 77 mulheres asiáticas, s/dm mas com dmg prévia que buscou avaliar os efeitos das recomendações alimentares convencionais administradas com e sem educação adicional de baixo IG, no manejo da tolerância à glicose e do peso corporal em mulheres asiáticas com DMG prévia.

Observou que em mulheres pós-DMG, a redução do IG de dietas saudáveis ​​resultou em melhorias significativas na tolerância à glicose e na redução do peso corporal em comparação com as dietas convencionais com pouca gordura e com prescrição energética semelhante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com