TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO NA CONTRIN

Por:   •  27/7/2017  •  Monografia  •  8.109 Palavras (33 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 33

1 INTRODUÇÃO

Quando se analisa o ambiente de trabalho, percebe-se que a motivação tem uma importância muito grande no desempenho dos colaboradores, pois influencia diretamente seu comportamento para que alcancem os objetivos traçados pela organização. Funcionários motivados tendem a se dedicarem mais às tarefas que desenvolvem na empresa. Mas, para isso, os gestores devem adequar as estratégias da empresa com as necessidades individuais dos colaboradores.

Uma problemática importante nas organizações envolve o clima organizacional, a satisfação dos funcionários e sua motivação. Assim, esse tem sido o foco de várias discussões nas áreas de recursos humanos e administração, pois percebe-se que a solução dos diversos problemas relacionados depende muito da cultura de cada organização.

Para Chiavenato (2014, p. 154), “A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e colaboradores da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. [...] Por essa razão, ela condiciona fortemente a gestão de pessoas.” Assim, a cultura de uma empresa abrange os valores, suposições e crenças dos seus membros. Com isso, influencia diretamente no clima organizacional, que se instaura no ambiente interno dessa organização.

De acordo com Chiavenato (2010, p. 267), “O clima organizacional está intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes. Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e traduz-se em relações de satisfação, animação, interesse, colaboração irrestrita etc.”

Percebe-se que o clima organizacional exerce uma grande influência sobre a motivação dos colaboradores, influenciando, assim, no desempenho de suas atividades na organização. É muito importante que as organizações cada vez mais invistam no capital humano. Colaboradores satisfeitos irão produzir mais em suas funções dentro da organização.

No entanto, um equívoco recorrente no mundo corporativo é pensar que os colaboradores são motivados unicamente por dinheiro. A remuneração é um dos fatores de motivação em uma organização, mas não o único. Existem vários outros como: reconhecimento profissional, ambiente de trabalho, oportunidades de crescer na carreira, etc. Para ter colaboradores cada vez mais motivados, se faz necessário um esforço coletivo, que envolva a organização, gestores, mas também a participação dos seus colaboradores.

Os funcionários desejam trabalhar em um ambiente de trabalho onde eles sejam respeitados como profissionais e como pessoas. E as empresas anseiam por esses colaboradores motivados, porque motivação no trabalho é sinônimo de aumento na produção.

Para que seja alcançada essa motivação dos colaboradores é necessário que a empresa proporcione um ambiente de trabalho o mais adequado possível, onde esses funcionários possam ter suas necessidades atendidas e retribuir com seu desempenho.

Mas, se a motivação é tão pessoal e se diferencia de pessoa para pessoa, como potencializar que uma equipe trabalhe motivada? Inicialmente, é preciso conhecer suas condições de trabalho e os aspectos que favoreçam a motivação naquele contexto em particular, junto àquela equipe profissional, que se caracteriza como única.

Com a presente pesquisa pretende-se conhecer as situações que os colaboradores enfrentam em sua rotina profissional na CONTRIN, empresa dedicada à assistência na área de contabilidade na cidade de Itabaianinha/SE. Identificando fatores que contribuem para a satisfação e motivação no trabalho na empresa, pretende-se fornecer à gestora sugestões que possam fomentá-las junto aos colaboradores.

1.1 Situação Problema

Verificou-se, na empresa concedente do estágio, a falta de motivação dos colaboradores da CONTRIN para o exercício das suas funções.

Diante do exposto, tem-se a questão: O que fazer para que os colaboradores da CONTRIN sintam-se motivados para o exercício de suas funções?

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Com base na identificação de fatores motivacionais junto aos colaboradores da empresa, sugerir à gestora ações que contribuam para aumentar a motivação da equipe no trabalho.

1.2.2 Objetivos específicos

a) Verificar o nível de motivação dos colaboradores;

b) Levantar, junto aos colaboradores, possíveis indicadores relacionados a sua

desmotivação;

c) Verificar, junto aos colaboradores, sugestões para melhoria de sua motivação no trabalho; e

d) Analisar, juntamente com a gestora, os indicadores de desmotivação apresentados pelos colaboradores.

1.3 Justificativa

A pesquisa em questão é exigência da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE, como um dos pré-requisitos para conclusão do curso de Bacharel em Administração de Empresas.

Frente à necessidade e o desejo de aliar o que foi estudado teoricamente em aula com a vivência prática no cotidiano de uma empresa, o tema e o local foram escolhidos pelo fato dos colaboradores da CONTRIN mostrarem-se desmotivados no exercício de suas funções. Além disso, vale citar a proximidade entre a gestora da empresa e o pesquisador, que possibilitava maior facilidade de acesso às informações para a pesquisa.

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A CONTRIN é uma empresa que oferece serviços de assistência na área de contabilidade no município de Itabaianinha-SE. A empresa foi fundada em 2006 por Adriana Lúcia Trindade, 01 (um) ano após a proprietária ter se formado em Contabilidade na UNIT.

A empresa hoje conta com uma clientela fixa de 70 empresas, além de oferecer seus serviços também a pessoas físicas. A empresária tem como meta atingir os 100 clientes fixos até 2016. Durante sua trajetória, desde a fundação, a empresa tem enfrentado muitas dificuldades, que vão desde a grande concorrência, até problemas com funcionários, como pouca qualificação técnica, rotatividade, falta de motivação dos colaboradores.

Além da proprietária Adriana, a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.5 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com