TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Logistica

Por:   •  22/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

COLÉGIO TÉCNICO OPÇÃO

Júlia Alves

Maria Clara Corrêa

Yasmin Bianco

ANÁLISE LOGÍSTICA DA EMPRESA AMBEV

São José dos Campos – SP

2014


Sumário

Introdução        3

Capítulo 1 – Contexto Histórico da Empresa        4

1.1 O mercado de atuação        4

Capítulo 2 – Nível de Serviço Logístico        5

2.1 Composição do Serviço        5

2.1.2 Logística Verde        5

Capítulo 3 – Custo de Serviço Logístico        7

3.1 Composição de custos        7

Capítulo 4 – Análise de Swot        8

Conclusão        9

FICHA DE AVALIAÇÃO        10

Introdução

           Nos dias atuais houve-se falar de forma crescente que na sociedade o que prevalece é o conhecimento fazendo com que novas ideias de projetos e iniciativas sejam adotadas. Diante deste novo cenário, algumas organizações estão se preparando e realizando ações concretas para gerir o conhecimento produzido dentro do seu segmento e esse é o caso de algumas empresas, que adotaram medidas voltadas para a gestão do conhecimento implantando práticas básicas em busca da sobrevivência e a prática da sustentabilidade procurando afirmar o compromisso com a sociedade.
           Neste contexto o objetivo deste trabalho é apresentar a empresa AmBev mostrando sua história desde início até os dias de hoje e mostrar as iniciativas que fizeram que essa empresa se tornasse confiável para os seus consumidores.
           A AmBev será apresentada como uma empresa que busca o desenvolvimento e a sobrevivência sem se esquecer do compromisso com seus consumidores.

Capítulo 1 – Contexto Histórico da Empresa

1.1 O mercado de atuação

           Com um mercado lucrativo e uma tecnologia avançada, a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) nasceu em 1 de julho de 1999 em resultado da composição de duas grandes empresas, a Cervejaria Brahma e a Companhia Antarctica, o que estimulou de modo considerável o setor de bebidas brasileiras, abrindo mercado para a entrada de novas marcas.
           Quando ganhou aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, em novembro de 2000, adquiriu do Uruguai a Cervejaria Y Malteria Paysandu, produtora da marca Nortenã.
           Com o passar dos anos e o árduo trabalho, ela foi adquirindo marcas famosas, internacionais e diversificadas, dos quais se destacaram Gatorade, Pepsi, Skol Beats, Bohemia Escura, Bohemia Weiss (cerveja de trigo que fortaleceu o desenvolvimento da marca como líder do mercado Premium), Skol Big Neck, Líber, Stella Artois, Cintra, entre outras.
           Uma de suas inovações foi a invenção do sensor Termossensível, que tem como objetivo informar ao consumidor a temperatura ideal para o consumo da bebida.
           Preocupada com a sustentabilidade do planeta e mais especificamente com o uso abusivo de um de nossos recursos naturais, a água, a AmBev lançou, em março de 2010, o “Movimento Cyan – quem vê a água consegue enxergar seu valor” – campanha de mobilização da consciência social no uso do respectivo recurso. 
           A empresa, que hoje é líder na indústria de cervejas, tem um alto faturamento, sendo que fechou o ano de 2010 com um balanço financeiro e comercial positivo com um lucro líquido de R$7,7 bilhões.

           A Ambev domina boa parte do mercado de bebidas no Brasil. O principal negócio em que a empresa opera é o de cervejas, em que é líder em diversos mercados com marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Quilmes, Labatt, Presidente, entre outras. Além disso, tem também operações de refrigerantes, não-alcoólicos  com marcas próprias como Guaraná Antarctica e Fusion, entre outras.

Capítulo 2 – Nível de Serviço Logístico

2.1 Composição do Serviço

           Os produtos da empresa passam por uma operação logística de grande escala antes de chegar às mãos do consumidor nos pontos de venda. A área de logística da Ambev trabalha em praticamente toda a cadeia de valor - da gestão de armazéns e transporte de insumos até a distribuição final dos produtos.

           A Ambev usa frete em diversos modais (rodoviário, marítimo, ferroviário) para transportar insumos até as fábricas. O mais ativo é o transporte rodoviário. A empresa gerencia uma das maiores frotas de caminhões do país: cerca de 3.100 veículos de empresas terceirizadas. Os portos e as ferrovias são outras vias logísticas utilizadas, principalmente para carregamento de instrumentos e auxílios para a produção.
            Ao chegar às fábricas, todos os instrumentos são depositados em armazéns, que funcionam 24 horas na maioria dos casos.

           A distribuição centralizada da empresa é dada em dois canais: os Centros de Distribuição Direta (CDDs), todos da Ambev, e as 165 Revendas, estas terceirizadas. São aproximadamente dois milhões de pontos de venda em 14 países – cerca um milhão somente no Brasil. Em determinadas situações, a empresa recorre ao transporte aéreo e a barcos.

           Para gerenciar esse serviço tão complexo, a empresa investe de forma contínua em novas tecnologias. As suas entregas têm o suporte de softwares de gestão online, que permitem cortar custos e reduzir a emissão de CO2.

2.1.2 Logística Verde

           O planejamento logístico da empresa busca a diminuição do impacto dos caminhões ao meio ambiente, utilizando a tecnologia para aumentar a eficiência do transporte de matérias-primas, instrumentos e produtos, reduzindo o consumo de óleo diesel e a emissão de CO2. Para diminuir o número de veículos circulando pelo país, a Ambev lançou o Programa de Compartilhamento da Frota, onde seus caminhões que antes retornavam vazios, depois do abastecimento de fábricas, centros de distribuição e pontos de venda, passaram a transportar carregamentos de empresas parceiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com