TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Organograma

Por:   •  7/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso para montar um organograma

Para essa atividade, leia o caso abaixo com atenção.

O Sr. José iniciou um pequeno negócio como opção para melhorar sua condição econômica. Para isso, montou em sua casa uma pequena fábrica de picolé com o nome de "Eskimó". Como era muito caprichoso em tudo que fazia, os picolés que o Sr. José produzia com sua esposa eram deliciosos e tiveram boa aceitação no bairro.

Com isso, a empresa do Sr. José começou a crescer e, consequentemente a sua produção também. Quando abriu, a Eskimó produzia cerca de 40 picolés por dia variando entre 03 sabores. Em alguns meses, a empresa já estava fabricando cerca de 200 picolés por dia, variando entre 06 sabores.

Isso fez com que o trabalho ficasse muito sobrecarregado para o Sr. José e sua esposa, e para resolver esse problema, realizaram a contratação de mais 4 pessoas. Esses novos colaboradores iniciaram suas atividades fazendo um pouco de tudo na organização, da mesma forma que os donos, sendo essas atividades como produção de picolé, serviços bancários, serviços de limpeza, vendas, recebimento das vendas, pagamento de contas etc.

Mesmo assim, a empresa continuou a crescer e, alguns meses depois, já estava produzindo 1.000 picolés por dia, com uma variedade de 15 sabores. Além disso, começou a entregar para alguns estabelecimentos, criando mais uma função de entrega de produtos para clientes.

Isso fez com que a empresa precisasse contratar mais 15 funcionários.

Entretanto, como a empresa não tinha planejado seu crescimento, os novos funcionários iniciaram suas atividades fazendo um pouco de tudo, conforme era o costume da empresa. O resultado disso foi que a produção diminuiu, havia pessoas que faziam a mesma função e deixavam outras atividades importantes sem fazer, as entregas começaram a atrasar e a desorganização tomou conta.

Para ajudar o Sr. José, vamos fazer um organograma de departamentos e de cargos para direcionar as atividades da empresa, considerando as seguintes atividades atualmente e com 19 funcionários, além do Sr. José e sua esposa:

·    Produção de picolés

·    Armazenamento de matéria prima

·    Compras de matérias primas

·    Armazenamento de produtos acabados

·    Entrega de produtos acabados

·    Vendas dos picolés

·    Contas a pagar

·    Conas a receber

·    Faturamento        

·    Serviços de limpeza

·    Serviços bancários

[pic 1]

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com