TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Recrutamento de Pessoal

Por:   •  10/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.708 Palavras (11 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho de Desenvolvimento de Recursos Humanos

Planejamento de Pessoal

Recife

2014

Resumo

Virou comum a terceirização de serviços ao sistema de Administração de Recursos Humanos das Organizações (ARH), principalmente, prestações de serviços ao subsistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal. Neste contexto, administradores, gestores de RH, psicólogos e estudantes destas graduações tem sido requisitados em consultorias de RH, agências de emprego e afins. Visando esclarecer a comunidade de Administração, RH e demais interessados, o presente trabalho apresenta a introdução a prática de recrutamento de pessoas via subsistema de recrutamento e seleção de pessoal, sob a perspectiva de profissionais de Consultoria de RH. O conteúdo abarca informações que permitirão o público, uma reflexão sobre as etapas, técnicas, fontes e processos de recrutamento, captação e atração de pessoas.

Sumário

Introdução..............................................................................................................................5 e 6

Planejamento de Pessoal.............................................................................................................7

Recrutamento de Pessoal.................................................................................................8, 9 e 10

Ferramentas para divulgação de vagas..............................................................................10 e 11

Recebimento da Vaga...............................................................................................................12

Anúncio ou divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento.........................12 e 13

Análise e triagem de currículos oriundos destas ações.....................................................13 e 14

Convocação de candidatos para processo seletivo............................................................14 e 15

Conclusão..................................................................................................................................16

Bibliografia...............................................................................................................................17

Introdução

Planejamento de pessoal.

Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar. O planejamento aqui referido, consiste em uma importante tarefa de gestão e administração.

Parte integrante do planejamento estratégico, o planejamento de pessoal viabiliza a identificação de demandas da organização de uma equipe de trabalho bem sucedida.

O processo de recrutamento de pessoal começa quando surge a necessidade de preenchimento de um ou mais postos de trabalho na empresa. O processo de recrutamento de pessoal precisa ser alimentado por fontes de recursos humanos que estejam interessados nas vagas disponíveis e também que preencham os pré-requisitos estabelecidos pelo RH da empresa. Oferecemos na leitura o conhecimento dos tipos de recrutamentos utilizados: interno; externo e misto. Mostramos em seguida em quais circunstâncias esses tipos seriam mais recomendados.

A escolha das ferramentas para a divulgação das vagas é de extrema importância, pois é através delas que as organizações atraem os candidatos certos para as vagas em disputa. Na verdade, não existe uma regra sobre qual ferramenta utilizar em cada caso, tudo dependerá da necessidade do recrutador e das possibilidades que determinado ambiente poderá gerar.

A definição de Seleção de Recursos Humanos contém várias concepções, que ao final sempre levará ao mesmo fim.

Chiavenato propôs em 1983 que a seleção de Recursos Humanos poderia ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo.

O trabalho de recrutamento inicia-se no momento em que se recebe a liberação da vaga, solicitação de pessoal, perfil profissiográfico ou afim.

Em aspectos gerais, a escolha de fontes de recrutamento varia conforme perfil da vaga, criatividade do recrutador e recursos financeiros e institucionais da empresa.

Em algumas empresas, o RH atua como Staff ou Consultoria Interna junto aos departamentos requisitantes no desenho do perfil de uma vaga.

Analisar e proceder com análise de currículos também se transforma em um fator relevante, pois daí se extraí o cartão de visita do candidato. A palavra Currículum Vitae é de origem latina e traduz-se como “trajetória de vida”.

Finalizamos este trabalho com algumas recomendações aos profissionais que atuam como recrutadores de pessoal, munindo as organizações no quesito árduo e difícil de encontrar a pessoa certa para o cargo certo.

PLANEJAMENTO DE PESSOAL

Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Parte integrante do planejamento estratégico, o planejamento de pessoal viabiliza a identificação de demandas da organização de uma equipe de trabalho bem sucedida.

É um processo continuo que fornece ao líder e a toda gestão de equipes, a referência individual para modelar a equipe de trabalho.

O principal objetivo do planejamento de pessoal é pensar no presente com os olhos no futuro, pensar no que deverá ser feito nesse momento em relação aos recursos humanos da empresa para estar preparado para enfrentar as situações do futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com