TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS POLITICAS PÚBLICAS PARA DIMINUIÇÃO DOS DETERMINANTES SOCIAIS

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

O USO DAS POLITICAS PÚBLICAS PARA DIMINUIÇÃO DOS DETERMINANTES SOCIAIS

Pode-se afirmar que segundo organização mundial de saúde (OMS), os determinantes sociais na área da saúde estão relacionados ás condições em que uma pessoa vive e trabalha, o estilo de vida como também fatores econômicos e psicológicos podem interferir na ocorrência de problemas de saúde. Nessa perspectiva, é imprescindível o uso de boas políticas publicas com a finalidade de diminuir os diferenciais dos determinantes sociais.

Na contemporaneidade sabe-se que, o sistema de saúde público brasileiro é caótico e defasado, havendo, sobretudo uma crescente iniqüidade no âmbito da saúde em seu contexto geral. Embora a saúde seja defendida na constituição brasileira como um direito de todos e dever do Estado, sendo garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem á redução de doenças e de outros agravos há a prevalência de escassez de investimento e a falta de comprometimento nas políticas públicas voltada para o campo da saúde, a falta de fiscalização rígida e eficaz são os principais motivos que contribuem para a má qualidade da saúde publica no Brasil.

Diante de tal conjuntura, para se minimizar os diferenciais sociais se faz necessário fazer valer o direito a saúde para todos os cidadãos. Tal problema não será solucionado enquanto não houver compromisso de entes responsáveis pelas políticas públicas no Brasil, enquanto estes não assegurarem acesso igualitário aos cidadãos a saúde e não lutem pela promoção da mesma aos cidadãos, haverá um cenário de saúde pública cada vez mais iníqua e desigual acirrando os índices dos determinantes sociais que influencia diretamente para a precarização do sistema público de saúde .

Nessa perspectiva, os usos de boas políticas públicas contribuem para a melhoria do acesso e qualidade aos serviços de saúde sendo de grande valia levar em consideração os determinantes sociais conhecendo a causa e fatores que contribuem de forma significativa para o agravo e deteriorização da saúde púbica no Brasil.

Assim, pode-se observar também que de nada valerá investir em políticas públicas se não houver um agente responsável pela sua fiscalização e que tenha interesse em melhorar de fato os níveis de saúde tornando-as mais igualitárias e acessível a todos que dela necessitem.

O conhecimento dos determinantes sociais como qualidade de vida, disponibilidade de alimentos, lugares habitacionais, vulnerabilidades sociais,alimentação saudável, sistema de saneamento,condições de trabalho precária,estilos de vida tem influencia diretamente  na saúde dos indivíduos estes podem ser responsáveis pelo surgimento de doenças por isso o estudo desses determinantes  são de grande relevância para se efetuar e criar políticas públicas que visem a universalização, a promoção e integralização da saúde pública.

Contudo, percebe-se que os conhecimentos dos determinantes sociais nos leva a entender que sim é possível obter melhores níveis de saúde desde que haja o investimento em políticas públicas igualitárias em que atenda as necessidades da saúde para todos que dela necessitem dessa forma haverá melhores condições de vida e diminuição das iniqüidades no âmbito da saúde. Sobretudo acredita-se que essas são umas das soluções para diminuir os diferenciais dos determinantes sociais, dessa forma torna-se menos complexo e caótico a saúde pública brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com