TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A saude e seus determinantes sociais

Por:   •  30/8/2019  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Barbacena

Curso: Psicologia

Estudo Dirigido – 1ª Etapa

Alunos:

Períodos: 3º e 4º períodos de Psicologia

Disciplina: Psicologia e Políticas Públicas de Saúde

Professor: Márcio Campos

Prezados alunos,

Segue o roteiro do 1º Estudo Dirigido da disciplina Psicologia e Políticas Públicas de Saúde. A atividade deverá ser realizada em grupos de 06 alunos e será avaliada em até 06,0 pontos, conforme pontuação atribuída a cada questão. A data de entrega do trabalho será o dia 09/09/19, em formato físico, padrão ABNT. As referências bibliográficas indicadas são os textos utilizados na disciplina e fontes complementares a serem pesquisadas. As referências bibliográficas utilizadas deverão ser apresentadas ao final do trabalho. Destaca-se que a identificação de plágio, em qualquer questão, incorre em nota “zero” em todo o trabalho. Para além de um exercício, tal atividade tem como objetivos proporcionar reflexões sobre o conteúdo estudado e auxiliá-los na preparação para a avaliação da 1ª etapa da disciplina.

  1. Os processos “saúde-doença” representam concepções sócio-históricas que dizem da “evolução” da própria humanidade. De forma sucinta, elaborar uma linha do tempo apontando a evolução dos conceitos de saúde e de doença, do mágico/místico à perspectiva biopsicossocial. Produzir uma reflexão sobre tais paradigmas na contemporaneidade, do “senso comum” ao “mundo científico”. (0,75)

  1. Apresentar o conceito de saúde cunhado pela OMS. Analisá-lo criticamente, destacando os pontos de tensão que guarda em si bem como o “risco” de sua utilização de forma “acrítica” pelos profissionais da saúde. (0,75) 
  1. Saúde transcende a uma única conceituação ou até mesmo a uma delimitação. Discorra sobre a afirmação e apresente uma possibilidade de compreensão de tal dimensão, para além da utopia e do reducionismo. (1,0) 
  1. Conceituar prevenção promoção no âmbito da saúde. Realizar uma pesquisa e apresentar exemplos práticos de programas, serviços e ou atuações em saúde pública que executam tais dimensões / perspectivas. (1,0)
  1. Caracterizar a Psicologia da Saúde, seus objetivos e os fenômenos que contribuíram para a sua entrada neste campo. Refletir: Como a Psicologia pode contribuir para o campo da “saúde” para além da reprodução dos discursos biomédicos? (1,0)
  1. Sobre os Determinantes Sociais de Saúde (DSS), analisar:
  1. O que são os DSS? Qual a sua relevância para o campo das políticas públicas, em especial, para a “saúde”? (0,75) 
  1. Analisar o modelo explicativo sobre os DSS proposto por Dahlgren e Whitehead. Como os níveis (N1, N2, N3, N4 e N5), especificamente, afetam e ou determinam os processos de “saúde-doença”? Exemplificar. (0,75) 

[pic 1]

Atenciosamente,

Professor Márcio Campos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (486.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com