TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE ENDOMARKETING EM UMA EMPRESA DE ALDEIAS ALTAS-MA

Por:   •  8/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – UNIFACEMA[pic 1]

ADRIANO JOSÉ PEREIRA LOURA

      Agronegócio e Sustentabilidade: Um retrato do avanço, degradação e conservação do território brasileiro

CAXIAS - MA
2021

 ADRIANO JOSÉ PEREIRA LOURA  [pic 2]

    Agronegócio e Sustentabilidade: Um retrato do avanço, degradação e conservação do território brasileiro

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário De Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador: David Stanhy de Carvalho Silva.

CAXIAS - MA

2021

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 4

1.1 TEMA............................................................................................................ 4

1.2 PROBLEMA................................................................................................. 6
1.3 HIPOTÉSES................................................................................................. 6

1.4 OBJETIVOS................................................................................................. 6
1.4.1 Objetivo geral........................................................................................... 6
1.4.2 Objetivo específico.................................................................................. 6
1.5 JUSTIFICATIVA........................................................................................... 6

REFERÊNCIAS.................................................................................................. 8

1. INTRODUÇÃO

1.1 TEMA:    Agronegócio e Sustentabilidade: Um retrato do avanço, degradação e conservação do território brasileiro

A extensão do agronegócio no Brasil começou a ter os primeiros avanços na década de 1960, com o auxílio de vários programas e pesquisas públicas sobre melhoramento genético, além de políticas de crédito, de cunho colonizador e sobre regularização fundiária. Atualmente, o Brasil destaca-se como um grande produtor de soja mundial, principal produto do agronegócio brasileiro, ao qual coloca o país em disputa com os Estados Unidos como maior produtor do Mundo, fazendo com que o Brasil detenha dentro do agronegócio importante poder econômico e político (WESZ Jr., 2014; 2021). Vale ressaltar que de acordo com o setor público e produtivo, o Brasil ainda pode avançar muito em escala produtiva no agronegócio, principalmente por deter de novas áreas para a expansão agrícola (SECEX, 2020).

Esse aumento na produtividade nas duas últimas décadas proporcionou também o aumento da competitividade de vários segmentos, tornando o país um dos principais produtores de grãos e carne do mundo (AGROANALYSIS, 2012).  É importante destacar também que nesse processo houve a redução de custos de vários itens para o próprio consumo doméstico, tonando os alimentos mais acessíveis para uma maior parcela da população (QUATORZE & SANTOS, 2021).

Porém, o crescimento do agronegócio tem também o lado negativo, pois gera preocupações em relação aos impactos ambientais que suas atividades acarretam. O meio ambiente vem sofrendo de forma majoritária com o uso inadequado de agrotóxicos e a má utilização do solo. Algumas empresas têm se atentado para esse assunto procurando corrigir ou diminuir esses impactos causados pelo agronegócio, sendo necessário levar em consideração os impactos ambientais causados pela exploração exacerbada do meio ambiente (SILVEIRA, et al. 2018; OLÍMPIA, 2022).

A sustentabilidade é um elemento fundamental para discussão dentro da sociedade, pois trata da preocupação das futuras gerações, e é formada por um triângulo que corresponde a três aspectos e conceitos básicos: o ambiental, o econômico e o social, que devem interagir e estar estreitamente ligados (CARLOS- FILHO, 2017).

A Educação para a Sustentabilidade no Brasil começou a ter destaque em 1988, como um importante instrumento de políticas públicas, estabelecido pela constituição da República Federativa do Brasil. Nesse segmento a Educação Ambiental busca provocar mudanças sociais e culturais visando a sensibilização à crise ambiental, o reconhecimento dessas situações e a tomada de decisões (BECKER et al. 2015).

A agricultura brasileira hoje desponta como um dos grandes potências da economia mundial de forma acelerada, o que intensifica os cuidados com relação ao meio ambiente, fator determinante para a sustentabilidade. A associação de qualidade e produtividade na agricultura familiar, baseados nos princípios de sustentabilidade do meio ambiente, possibilita o atendimento dos consumidores que exigem alimentos de melhor qualidade a preços acessíveis dos produtores que trabalham por lucros maiores, e com atenção a gestão dos resíduos nas propriedades rurais (LIMA, 2003; MÜHL, 2016).

Dentro do agronegócio há uma “troca” onde o meio ambiente também faz parte do que é comercializado, pois a comercialização do meio ambiente no agronegócio se dá a partir da harmonização ou não das identidades dos direitos ambientais de cada país envolvido. Em relação ao agronegócio, a discussão da sustentabilidade está centrada na perspectiva ambiental, algumas formas de produção admitem a utilização de insumos e práticas intensivas, consideradas nocivas ao meio ambiente. Há que se aumentar a visão acerca da sustentabilidade e considerar as dimensões social e econômica simultaneamente, para proporcionar melhoria de qualidade de vida para as pessoas, organizações economicamente sustentáveis e uma sociedade socialmente sustentável (SILVA, 2012; SPADOTTO et al. 2020).

Dessa forma é de suma importância entender o avanço e consequente degradação do território brasileiro a partir das práticas gerenciadas pelo agronegócio, visando uma perspectiva sustentável e detectando que tipo de soluções sustentáveis já foram proposta para minimizar ou barrar essa degradação.

1.2 PROBLEMA

Qual o impacto do avanço do agronegócio na degradação do meio ambiente brasileiro, visando as práticas sustentáveis como medida minimizante?

1.3 HIPÓTESES

  • O agronegócio tem avançado em escala exponencial e as principais degradações geradas ao meio ambiente são desmatamento e contaminação do solo.

  • As medidas de Sustentabilidade Ambiental não minimizam ou se minimizam em escala muito menor em comparação ao avanço e degradação gerenciadas pelo agronegócio no território brasileiro.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Geral

Caracterizar os avanços e degradação do agronegócio no Brasil visando a sustentabilidade ambiental como meio de solução para a problemática com base em uma revisão integrativa de literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (206.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com