TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRATÉGIA DE GESTÃO COM O USO DE ENDOMARKETING EM UMA EMPRESA DE ALDEIAS ALTAS-MA

Por:   •  8/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.490 Palavras (18 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – UniFacema

ESCOLA DE HUMANAS E NEGÓCIOS

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ADRIANO JOSÉ PEREIRA LOURA

ESTRATÉGIA DE GESTÃO COM O USO DE ENDOMARKETING EM UMA PEQUENA EMPRESA DE ALDEIAS ALTAS-MA

CAXIAS – MA

2022

ADRIANO JOSÉ PEREIRA LOURA

ESTRATÉGIA DE GESTÃO COM O USO DE ENDOMARKETING EM UMA PEQUENA EMPRESA DE ALDEIAS ALTAS-MA

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I do Curso de Bacharelado em Administração do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

Orientador: Prof. Me. David Stanhy de Carvalho Silva

CAXIAS – MA

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 Tema do projeto        4

1.2 Problema de investigação        5

1.3 Objetivos        5

1.3.1 Objetivo Geral        5

1.3.2 Objetivos Específicos        5

1.4 Justificativa        5

2 REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.2 Comunicação interna na cultura organizacional        7

2.3 Endomarketing e Motivação        9

3 METODOLOGIA        15

4 CRONOGRAMA        16

REFERÊNCIAS        17

1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema do projeto

O fator fundamental do sucesso das empresas atualmente, segundo Bueno (2013), são os seus funcionários, pois é através deles que a empresa conquista suas metas e a produção esperada. No entanto, atualmente o mercado se encontra cada vez mais competitivo, induzindo as pessoas a buscarem um diferencial e compararem benefícios das organizações e buscarem o melhor lugar para se trabalhar.

O Endomarketing, é o objeto central desse estudo, e teve origem como um instrumento do marketing no apoio as organizações nas transformações de seus funcionários mais diferenciados, identificados e detectados com a cultura e as metas da organização, proporcionando assim um clima mais favorável para toda equipe empresarial. Em uma realidade onde o mundo é constantemente competitivo, as empresas necessitam almejar ter um destaque maior diante do mercado (OLIVEIRA; AQUINO; SILVA, 2022). 

A partir do seu surgimento até a sua definição atual, o marketing atravessou por um processo de avanços, isso devido ao surgimento do mercado e a evolução da tecnologia, levando a um confronto para a conquista do espaço no mercado, acarretando novas barreiras para sociedade e acréscimo da concorrência. Apesar disso, a diversidade do mercado, levou o consumidor a ter mais opção na escolha na hora da compra, levando em consideração o melhor custo-benefício para cada (SOUZA et al., 2018).

A aproximação dos mercados financeiros dos países influencia e é influenciado pela empresa, trabalho, organização, economia, recursos sociais e culturais e ambiente natural. A globalização por sua vez, favorece o empreendedor na busca por oportunidades, se fazendo necessária ao empreendedorismo devido ao seu potencial de quebrar barreiras culturais e comerciais e permanecer em constante estado de evolução, permitindo novas relações de trabalho e novos empregos, empreendedores e oportunidades de negócios (CIZOTO et al., 2016).

1.2 Problema de investigação

A pesquisa tem como problema: como o endomarketing pode ser trabalhado como uma estratégia de gestão eficaz para pequenas empresas?

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

  • Evidenciar o endomarketing como instrumento de melhoria do relacionamento interno empresarial.

1.3.2 Objetivos Específicos

  • Conceituar o endomarketing;
  • Entender como acontece a comunicação interna em uma organização;
  • Avaliar o propósito do endomarketing e o clima organizacional entre empresa e seus colaboradores.

1.4 Justificativa

Justifica-se mediante pesquisa, sendo importante para as empresas, pois analisa a maneira como os funcionários identificam seu ambiente de trabalho. Essa visão está diretamente ligada com o comprometimento e a busca de metas da equipe, que potencializam a organização. A pesquisa tem o intuito de demostrar a fidelização do consumidor externo e a qualidade dos serviços ofertados aos clientes como principais propósitos a serem adotados por um empreendimento.[a] Outro quesito relevante a ser enfatizado é o endomarketing como ferramenta estratégica que pode ser trabalhada para o alcance dos objetivos da organização.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceitos e definições de Marketing interno

Marketing e o endomarketing interno possuem o mesmo significado. Porém, a origem do termo endomarketing, foi atribuída aos professores Saul Faingaus Bekin e E. Beirodt, sendo que essa concepção foi implantada no Brasil na década de 1970, se ajustando na década de 1990 (FILHO et al., 2013). A implantação e ampliação do marketing no Brasil, são identificadas nas empresas, as quais buscavam ter mais qualidade na comunicação interior, até mais do que os próprios sindicatos, que tinham fácil acesso ao público, por meio de técnicas de comunicações diversificadas, como o megafone, panfletagem entre outros.

O marketing de uma empresa tem o objetivo de identificar, conhecer e atender as necessidades do público interno e externo. O marketing também é caracterizado como um processo que exige planejamento e realização na fixação de preço, ofertas, estruturação de ideias (NETO; VALDISSER, 2018). O marketing também almeja o desempenho de sua comercialização, e visa conquistar a confiança do consumidor, e mante um vínculo de relacionamento frutuoso.

O Marketing interno/ Endomarketing, é uma estruturação voltada para o interior, ou seja, é definido como estratégias de comunicação escolhidas por empresas com a finalidade de compreender e atender as demandas dos públicos interno (GARCIA, 2016). Atualmente, este conceito é bastante popular, sendo que, o mesmo pode possibilitou aos funcionários a mudança na forma de como eram chamados, passando a ser chamados de colaboradores de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (224.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com