TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O WordCom Group

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 5

1.Quais foram as ações que deixaram de ser realizadas pela WordCom Group que pudessem evitar a condição de falência? Justifique sua resposta.

R.: As ações que deveriam ter sido realizadas pela WordCom, sem dúvida seria um melhor monitoramento e gestão das informações contábeis e investimento e maior cobrança dos dirigentes pela transparência contábeis. O imenso colapso do sistema de controles internos, governança corporativa e responsabilidade individual, que levaram uma das maiores empresas de telecomunicações à uma crise sem precedentes.

2. Quais foram as consequências geradas a partir da falência da WordCom Group?

R.: A falência da empresa prejudicou várias outras empresas que estavam ligadas as suas prestações de serviços gerando um grande impacto negativo no mercado e prejuízo, porem a partir dessas fraudes os órgãos competentes tomaram novas medidas, criando novos dispositivos visando evitar que novas fraudes ocorressem.

3.Apresente os papéis de todos agentes que atuaram diretamente e indiretamente na WordCom Group

Cynhia Cooper dirigia o departamento de Auditoria interna e teve um papel fundamental ao expandir o escopo da auditoria interna e conduzir uma auditoria financeira na WorldCom, onde as fraudes foram descobertas.

4.A WordCom Group desenvolveu ações éticas de governança corporativa? Justifique sua resposta.

Não, pois a falência da empresa se deu justamente pela falta de aplicação de ações éticas e de governança dentro do meio corporativo. E quando foi sugerido criar um código de conduta corporativo, o projeto foi chamado por Ebbers de "uma perda de tempo colossal".

5.Apresenta a importância de ações éticas e de governança corporativa para obtenção de uma vantagem competitiva

Uma das grandes vantagens da ética e da governança corporativa é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, passando então a ter uma relação de confiança entre empresa e cliente.

Essa relação de confiança irá fazer com que ele se fidelize a empresa, passando sempre a comprar nela. Mas, para se ganhar a confiança do cliente e torná-lo fiel a empresa, não é uma coisa fácil, que se resolve numa única compra um único contato, é necessária uma boa e transparente relação entre empresa e clientes, pois se a organização cometer algum erro toda a confiança acaba e o cliente que uma vez só tinha bons argumentos para falar da organização agora pode destruir a boa reputação da empresa. E com o mercado cada vez mais competitivo, e com as pessoas/clientes cada vez mais informadas e exigentes, as organizações estão sendo obrigadas, cada vez mais, em agir de forma transparente e ética.

ATIVIDADE DIA 30/08/2020

1.Qual a importância das boas práticas de governança na obtenção da vantagem competitiva

R.: Uma das grandes vantagens da ética e da governança corporativa é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, passando então a ter uma relação de confiança entre empresa e cliente. Essa relação de confiança irá fazer com que ele se fidelize a empresa, passando sempre a comprar nela. Mas, para se ganhar a confiança do cliente e torná-lo fiel a empresa, não é uma coisa fácil, que se resolve numa única compra um único contato, é necessária uma boa e transparente relação entre empresa e clientes, pois se a organização cometer algum erro toda a confiança acaba e o cliente que uma vez só tinha bons argumentos para falar da organização agora pode destruir a boa reputação da empresa. E com o mercado cada vez mais competitivo, e com as pessoas/clientes cada vez mais informadas e exigentes, as organizações estão sendo obrigadas, cada vez mais, em agir de forma transparente e ética.

2.Pesquise duas empresas nível nacional e internacional que tiveram sucesso a partir da implementação de boas práticas de governança e descreva de forma sumária o histórico de implementação de boas práticas.

R.: Empresa nacional que não possuía, mas após escândalos de fraudes e corrupção tiveram que implementar práticas de governança é a Petrobras. Hoje a Petrobras atua com boas práticas de governança corporativa e compliance como um pilar de sustentação para os negócios. Tendo como prioridade atuar sempre orientados pela ética, pela integridade e pela transparência. Eles Implementaram um novo modelo de gestão e governança e esse novo modelo resultou na revisão da estrutura organizacional e do processo decisório da companhia, com a fusão de áreas, centralização de atividades, aprovação de novos critérios de integridade para seleção de executivos, maior responsabilização dos gestores por resultados e decisões, eliminação de alçadas individuais, entre outros. Essas medidas contribuem para a meta da companhia de ser referência em ética e integridade. 

Empresa internacional que possuía praticas de governança, mas que também teve que dar uma reajustada nas práticas após escândalo de divulgação de dados pessoais dos usuários, é o facebook. Parece que a situação realmente não está boa para o lado de Mark Zuckerberg desde o escândalo da Cambridge Analytica. Além das ações judiciais de classe que envolvem os executivos do Facebook, agora um grupo de acionistas que controlam quase US$ 3 bilhões em ações estão fazendo movimentos para derrubar Zuckerberg como presidente e desfazer a estrutura de governança da companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (147.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com